Pesquisa OPovo/Datafolha: Cid 52%; Lúcio 20% e Cals 10%

Pesquisa confirma reeleição de Cid Gomes (PSB) já no primeiro turno.

pesquisa Ceará

A nova pesquisa O Povo/Datafolha divulgada nesta segunda-feira (27/09), mostra que a poucos dias das eleições, o candidato à reeleição Cid Gomes (PSB), mantém folga na liderança e garantiria a vitória no primeiro turno, com 52% das intenções de voto.

Lúcio Alcântara (PR) está com 20% na segunda colocação. Marcos Cals (PSDB) aparece em seguida com 10%. Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL), aparecem com 1% cada. Francisco Gonzaga (PSTU) e Maria da Natividade (PCB) foram citados, mas não chegaram a 1%.

Os eleitores que afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 3%, enquanto 12% não sabem em quem votar para governador. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerando-se apenas os votos válidos (descartando brancos, nulos, eleitores que dizem não votar em nenhum candidato e os que não sabem em quem votar), Cid tem 62% das intenções de voto. Esse é o método pelo qual a Justiça Eleitoral computa o resultado do pleito. Para ser eleito já no primeiro turno, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos.

Também pela contagem de votos válidos, Lúcio aparece com 24%, Marcos Cals tem 12%. Soraya e Marcelo Silva têm 1%, cada.

O Datafolha ouviu 985 eleitores em 44 municípios do Ceará, entre os dias 23 e 24 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 57467/2010 e no Tribunal Superio Eleitoral (TSE) com o número 32025/2010.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações no jornal O Povo)