Sem categoria

Chávez: Sólida vitória do povo aprofunda revolução bolivariana

O povo venezuelano obteve uma grande vitória no caminho para a consolidação do Poder Popular nas eleições parlamentares realizada neste domingo (26), ratificando com seu voto a escolha pela coalização dos socialistas com os comunistas, base de sustentação do governo Chávez.

Com os resultados irreversíveis até as 02h20 desta madrugada, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e seus aliados obtiveram 91 das 165 cadeiras da Assembleia Nacional, o que constitui a maioria do parlamento, de acordo com o primeiro boletim Conselho Nacional Eleitoral (CNE), embora ainda restam 11 vagas para serem definidos.

Os candidatos do PSUV e do Conselho Nacional Indígena da Venezuela (Conive) também ganharam 6 dos 12 deputados do Parlamento Latino-americano, faltando ainda a definição de uma cadeira.

A partir da sede do Conselho Nacional Eleitoral, a presidente do órgão regulador, Tibisay Lucena, disse que se produziu uma participação histórica nas eleições legislativas, com o apoio de 66,45% das 17.575.975 pessoas chamadas a votar nas eleições parlamentares deste domingo, nas 36.563 mesas eleitorias, dispostas em 12.436 centros de votação.

Os socialistas venceram em Aragua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Cojedes, Delta Amacuro, Distrito Federal, Falcón, Guárico, Mérida, Monagas, Lara, Portuguesa, Trujillo, Yaracuy e Vargas, e empataram em Miranda e Sucre. Entretanto, não existem resultados definitivos de Apure.

As mais altas autoridades eleitorais ressaltaram o civismo, o caráter democrático e de maturidade política demonstrada pelo povo venezuelano.

O triunfo dos candidatos bolivarianos representa a continuidade política e a consolidação da revolução e do socialismo liderado pelo presidente Hugo Chávez, assim como o aprofudamento e a participação ativa do Poder Popular.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo os venezuelanos saíram em massa para exercer o seu direito de voto. Apesar da chuva, os eleitores se mantiveram nos centros de votação, em defesa da pátria e da continuação do processo revolucionário.

Ao participar em massa da 15ª eleição realizada nos 11 anos do governo bolivariano, o povo venezuelano deu uma forte lição para aqueles que têm impulsionado as opções não-democráticas.

O processo eleitoral também significa a derrota ideológica dos setores mais reacionários da direita venezuelana, que tentaram retroceder os rumos democráticos da história do país e tentaram boicotar o processo eleitoral de 2005, ao retirar-se no último minuto, apesar de ter obtido todas as garantias que exigiram das autoridades eleitorais.

A sua participação nas eleições parlamentares de hoje na Venezuela que lhes permitiu obter 61 deputados na nova Assembleia Nacional, mais dois do Partido Pátria para Todos (PPT).

Com a vitória, a Revolução Bolivariana confirma sua liderança e se consolida com a primeira força política do país.

O líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, parabenizou o povo venezuelano, através do Twitter pela sólida vitória conquistada nas eleições legislativas do último domingo, nas quais ficou patente o aprofudamento do socialismo bolivariano e democrático.

“Queridos compatriotas, foi uma grande jornada e obtivemos uma sólida vitória. Suficiente para continuar aprofundando o socialismo bolivariano e democrático. Devemos continuar fortalecendo a revolução! Uma nova vitória do povo. Parabenizo a todos” – disse o presidente na sua primeira reação logo após o anúncio dos resultados pelo CNE.

Com informações da Agência Bolivariana de Notícias