Sem categoria

Venezuela vai às urnas para fortalecer democracia popular

Em ambiente de absoluta normalidade democrática, está em curso desde as 6 horas da manhã deste domingo (26) a votação para eleger os deputados à Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela e ao Parlamento Latino-Americano (Parlatino), tal como estabelece a Lei Orgânica dos Processos Eleitorais. O Conselho Nacional Eleitoral informa que estão habilitados para votar 17. 575.975 eleitores.

Foram instaladas em todo o país 36.563 mesas de votação, distribuidas en 12.436 centros. No exterior estão funcionando 210 mesas em 126 centros.

146.256 membros de mesas estão incorporados à jornada deste domingo, assim como 17.442 operadores de máquinas de votação, 4.457 técnicos de suporte e 230.627 fiscais das diferentes organizações políticas.

Os centros de votação permanecerão abertos enquanto haja eleitores nas filas.

O sistema eleitoral venezuelano conta com uma plataforma de segurança e auditoria que inclui17 diferentes mecanismos de controle e verificação de seu correto funcionamento.

150 observadores internacionais convidados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) estão no país desde a última quinta-feira para acompanhar a jornada eleitoral. Entre eles encontram-se parlamentares, representantes de instituições e autoridades de procesos eleitorais de todo o mundo, assim como de 30 partidos políticos de vários países.

Além destes, há mais de 600 observadores nacionais designados por cada uma das organizações credenciadas: Espaço Público, Olho Eleitoral, Assembleia de Educadores e Projeto Social.

110 mil integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) participam no denominado Plano República, encarregado de resguardar materiais e instalações eleitorais, assim como de manter a ordem pública dentro e fora dos centros de votação.

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ativou uma guarda especial que inclui 321 juízes que atenderão os casos relacionados con tentativas de impedir o exercício do direito ao voto.

A Defensoria do Povo, por sua parte, deslocou 719 funcionários, treinados e credenciados pelo Conselho Nacional Eleitoral, que trabalharão para garantir o direito ao voto dos idosos, das populações indígenas, pessoas com deficiências e presos sem sentença definitiva.

Os venezuelanos elegem neste domingo 165 deputados da Assembleia Nacional em 87 circunscrições eleitorais: 110 por voto majoritário nominal, 52 por voto proporcional em lista e três representantes de povos indígenas.

Adicionalmente, elegem 11 deputados para o Parlatino e um nominal em representação indígena.

57.010 venezuelanos estão registrados nas sedes consulares para eleger os deputados do Parlatino.

Com informações da Agência Venezuelana de Notícias