Livro aborda temática "O Militar e a Ciência no Brasil"

 O militar não foi o antípoda, mas agente obstinado da modernidade e do processo civilizatório na história. A sociedade moderna acatou a dicotomia entre o “militar” e o “civil” e a autonomia da ciência como premissas essenciais da modernidade mas trata-se de um equívoco. Do ponto de vista estrutural, as democracias ocidentais representam até hoje as sociedades mais militarizadas. Na era moderna, militarismo e ciência guardam estreita relação.

Livro sobre militarismo

O grau de autonomia do Estado moderno é reflexo direto sua capacidade de traduzir o conhecimento técnico-científico em poder militar. Diante disso, se verifica uma série de desdobramentos históricos, sociológicos e políticos, amplamente discutidos nesta obra, organizada pelo professor Manuel Domingos Neto, coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório das Nacionalidades.

Composto de sete capítulos, o livro se debruça sobre diversas experiências históricas para se dotar o país de capacidade científica e tecnológica e de uma sólida base industrial voltada para a defesa. Os autores discutem os mais diversos elementos que caracterizam a complexa parceria entre militares e cientistas, com ênfase na realidade brasileira. Para isso, recorrem a interpretações, objetos e recortes temporais diversificados sobre a relação entre o militar e a ciência no Brasil. A amplitude das análises também retrata a heterogeneidade dos autores.

O modelo de abordagem é inédito. Apesar da temática específica, traz diversas reflexões de diferentes segmentos da sociedade, incluindo contribuições de militares, como o General de Divisão José Carlos Albano Amarante, pesquisadores de renome como João Roberto Martins Filho, Ana Maria Ribeiro de Andrade e Olival Freire Jr., integrantes do poder executivo, como o ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula, Roberto Amaral, e jovens mestres e doutores, dentre eles o sociólogo Luis Gustavo Guerreiro Moreira. O conjunto dos trabalhos reunidos neste livro oferece elementos para dimensionar e discutir a complexidade da parceria entre cientistas e militares.

Serviço

Data: 28/09/2010 às 19:30h
Local: Espaço Cultural Oboé, na Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota.