Eleições: Presidente do PCdoB/CE orienta militância na reta final

Faltando pouco para o “dia D” das eleições deste ano, o caderno cearense do Portal Vermelho conversou com o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas). O dirigente comunista fez um balanço das campanhas aliadas, falou sobre as perspectivas de aumentar as bancadas do Partido na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal e ainda ratificou o apoio ao “time do Lula”. Leia a seguir a íntegra da entrevista.

Patinhas

Articulações, debates, alianças. Após meses de trabalho, o presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes avalia o processo eleitoral. “Nossas campanhas têm atuado de forma positiva em todos os aspectos. De uma forma geral, o cenário político está favorável às forças progressistas”, avalia.

No plano nacional, Patinhas ressalta as artimanhas da oposição que tenta atingir a candidata Dilma Rousseff (PT), ao criar polêmicas e acusações contra a petista. “Diante da consolidação da preferência do eleitorado de dar continuidade ao projeto iniciado pelo presidente Lula, a direita apela com denúncias sem embasamento verídico com o objetivo de reverter uma situação favorável da candidata da situação”.

Balanço político

Segundo o dirigente, o favoritismo traduzido em números nas pesquisas demonstra a realidade. “A preferência dos eleitores em Dilma e Cid Gomes (PSB) é reflexo do trabalho realizado durante os oito anos liderado pelo presidente Lula e da atuação do próprio candidato cearense no Estado. Ambos estão sendo bombardeados pelos adversários com denúncias publicadas na grande mídia sem comprovação. Contra fatos, não há argumentos”, confirma.

Com a confirmação da preferência do eleitorado em Cid e Dilma e a provável eleição dos dois já no primeiro turno, as atenções voltam-se para a disputa do Senado. Para Carlos Augusto Diógenes, esta deverá ser a principal batalha eleitoral no Ceará. “Temos grandes possibilidades de eleger dois senadores da base aliada (Eunício Oliveira – PMDB e José Pimentel – PT) e derrotarmos o tucano Tasso Jereissati, conhecidamente um dos maiores opositores do presidente Lula no Senado. Esta chance é real e concreta”, ratifica.

Patinhas também mostra-se otimista em relação ao projeto do PCdoB no Ceará. Segundo odirigente, o objetivo de dobrar a bancada comunista cearense tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal deverá ser alcançado. “Nossos candidatos a deputado federal (Chico Lopes e João Ananias) deverão ter expressivas votações. A candidatura de Lula Morais, que disputa cargo de deputado estadual, tem visível crescimento. Na região de Crateús temos a candidatura do Doutor Pierre; no Cariri, o Professor Antônio e em Fortaleza, Hiran Delmar promete um bom desempenho. Isso sem falar de expressivas candidaturas do PSC, legenda com a qual estamos coligados. Vejo chances concretas de elegermos também dois estaduais”, confirma.

Reta final

Restando poucos dias para o fim das campanhas eleitorais, Patinhas reforça a importância do corpo a corpo nesta fase. “É só neste momento que muitas pessoas definem seus votos. Nossa orientação está direcionada para intensificar o contato com o eleitor. Deveremos voltar em todas as regiões por onde passamos, realizar visitas de casa em casa, conversar com as pessoas, tirar dúvidas, entregar a colinha com os números dos candidatos”, enumera. Ainda de acordo com o dirigente, a direção estadual do PCdoB está recomendando à militância e às coordenações de campanhas potencializar a proximidade com o eleitor. “Nesta reta final, devemos aliar todo o trabalho que já vem sido desenvolvido no período eleitoral ao corpo a corpo, buscando o diálogo e tirando dúvidas dos indecisos”.

Para Patinhas, a perspectiva de vitória nestas eleições é grande. “O PCdoB está confiante com as conquistas que se avizinham. Nosso êxito neste pleito, com a eleição de dois deputados federais e dois deputados estaduais, dará novo impulso no processo de crescimento que estamos vivendo no nosso estado”. O comunista prevê ainda que o dia 3 de outubro será de festa. “Com as vitórias consagradoras de Cid e Dilma, que deverão ser eleitos já no primeiro turno, e a concreta chance de elegermos Eunício e Pimentel para o Senado, iremos juntos festejar mais esta conquista do povo”.

De Fortaleza,
Carolina Campos