AM: Movimentos sociais declaram apoio a Eron Bezerra

Movimentos sociais de grande representação declararam, na noite do dia 22, apoio à candidatura de Eron Bezerra a Câmara Federal. O encontro reuniu aproximadamente 800 pessoas na capital amazonense.

Entre os movimentos presentes no ato caracterizado como “Plenária Popular de Apoio a Eron”, que declararam apoio, destacam-se a Coordenação das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias (Carma), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União da Juventude Socialista (UJS) e outros. O presidente da UBES, Yann Evanovick, destacou que Eron tem trajetória de defesa em favor dos estudantes e da juventude no Estado.

Segundo ele, Eron lutou e conquistou a meia-passagem e a meia-entrada em espetáculos culturais para estudantes, em Manaus. “Eron tem biografia, experiência e competência para ser Deputado Estadual e com o apoio de vocês (movimentos sociais) ele será o nosso representante em Brasília”, disse.

O presidente da Carma, Alberto Jorge, também esteve no ato e declarou apoio a Eron. De acordo com ele, Eron sempre combateu a intolerância religiosa. “Nós precisamos do Eron como Deputado Federal. Temos fé na consciência do povo, que saberá levar Eron para Câmara”, explicou.

Alberto Jorge destacou ainda que os votos para Eron virão de diversos grupos sociais e que pode ser dos macumbeiros, católicos, crentes ou qualquer outra religião. “O que precisamos levar em conta é o projeto político de Eron e sua base e é esse projeto que contempla os movimentos sociais que apoiamos”, frisou.

Carta Compromisso

A presidente do Sinteam, Izis Tavares, destacou que Eron na Câmara Federal conseguirá recursos para a educação no Estado. Na oportunidade Izis entregou ao candidato uma ‘Carta Compromisso’ da categoria que destaca, entre outras coisas, o apoio para aprovação do reajuste salarial dos professores a nível nacional. “Os professores confiam no trabalho de Eron e sabemos que na Câmara o teremos para lutar pelos professores e pela educação”, refoçou.

Uma ‘Carta Compromisso’ dos movimentos de matrizes africanas e ameríndias elaborado esta semana também foi entregue a Eron no ato. Segundo Alberto Jorge, ele espera que Eron lute por políticas públicas voltadas para a população das religiões africanas e ameríndias.

“Elaboramos uma carta fruto do desejo de todos os terreiros de matrizes africanas do País pedindo políticas voltadas para a área da saúde”.

Apoios

Eron conta também com o apoio da Federação Única dos Petroleiros (FUP), cujo membro do Comitê Central do PCdoB, Aldemir Caetano, é um dos dirigentes. Caetano lembrou que Eron e Vanessa Grazziotin foram os que lutaram pelo Gasoduto Coari-Manaus. “No governo da direita queriam entregar as nossas reservas de petróleo para empresas americanas falidas. Eron e Vanessa defenderam nosso gás e impediram que esses recursos fossem para fora do nosso Estado”, ressaltou.

Ele destacou ainda que os petroleiros precisam de parlamentares como Eron para defender a categoria. “Precisamos na Câmara Federal de um camarada combativo, consciente e lutador que represente todos os movimentos sociais e esse militante é Eron Bezerra”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação do candidato à Câmara dos Deputados Eron Bezerra (PCdoB).