De assessor de campanhas a candidato

Após 25 anos morando entre Brasília e São Paulo, Sávio Ximenes Hackradt (PCdoB) voltou ao Rio Grande do Norte, em 2009, quando aceitou o convite para se candidatar ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), ao governo do estado. Esta é a primeira participação direta de Sávio na vida política, já que nunca se candidatou a nenhum cargo eletivo, apesar de sua experiência na área.

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1980, Sávio iniciou sua militância estudantil ainda na faculdade quando presidiu o diretório acadêmico. Ao lado de Glênio Sá e Alírio Guerra, entre outros amigos, fez parte da reorganização e da primeira direção do PCdoB no Rio Grande do Norte quando participaram ativamente na luta contra a ditadura militar. Sávio também foi um dos fundadores da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos Humanos do RN e do movimento pela anistia.

Em 1985, Sávio assumiu a assessoria de imprensa do Ministério da Administração a convite do ex-ministro Aluízio Alves. Como repórter cobriu trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte quando conviveu com diversos líderes políticos do Brasil como Ulisses Guimarães, Mário Covas e Luiz Inácio Lula da Silva.

Como jornalista Sávio teve uma importante atuação na mídia norteriograndense. Entre os veículos em que trabalhou estão: TV Universitária, Rádio Rural, revista RN Econômico e jornais a República e Diário de Natal. Sávio ainda foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN e da Cooperativa dos Jornalistas de Natal. O candidato a senador integrou, ainda, a equipe da TV Globo Nordeste, em Recife (PE).

Profissionalmente Sávio se especializou em marketing político-eleitoral e comunicação pública na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde atualmente é professor convidado do curso. Desde 1982 exerce diversas atividades como profissional de marketing em campanhas eleitorais em vários estados do país. Sávio coordenou campanhas de vereador, deputados estadual e federal, governador, senador e até presidente da República quando coordenou a campanha de Mário Covas, candidato do PSDB na eleição de 1989, primeira campanha presidencial após a ditadura militar, quando o senador Fernando Collor foi eleito presidente da República.

Reforma política é bandeira

Sávio Ximenes Hackradt nasceu em Natal no dia 20 de outubro de 1956 na Maternidade Januário Cicco. É o mais velho dos quatro filhos do casal de funcionários públicos Ruth e Herwin. Sávio viveu infância e adolescência na rua Trairi, em Petrópolis. Sua formação escolar foi iniciada nos colégio Sete de Setembro e, em seguida, foi transferido para o Colégio Marista. O candidato a senador é casado com a jornalista Dodora Guedes e tem três filhos: Thiago (publicitário), e os jornalistas Tatiana e Lucas.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato, caso seja eleito senador, estão: tratar a segurança pública, educação e saúde como questões de estado e não de governo; defender a implantação de um Pólo Petroquímico no Rio Grande do Norte e desenvolver projetos de energia eólica e voltaica; aproveitar o gás natural no parque ceramista do Vale do Açu e Seridó; lutar pela reforma política que vise à fidelização partidária; e ainda por uma reforma tributária que simplifique o sistema e reduza o número de tributos.
 

Diário de Natal