26 anos: Sessão solene e festa marcam aniversário da UJS

Nesta semana, a União da Juventude Socialista (UJS) completa 26 anos de existência. Para comemorar esse histórico de lutas e vitórias, uma solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza será realizada, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB). A direção estadual da entidade também promoverá uma feijoada que reunirá amigos e militantes da UJS.

UJS Ceará

Para o presidente da UJS no Ceará, Flávio Vinicius, a Sessão Solene na Câmara Municipal é o reconhecimento do papel da entidade na luta pela transformação da sociedade. “Quem faz a UJS sabe da responsabilidade de construir uma outra sociedade, e ser reconhecido por isso é uma grande satisfação”, comemora.

A UJS está fazendo uma ampla divulgação para as atividades comemorativas. Segundo Flávio, a expectativa é que estejam presentes amigos, estudantes e quem quiser prestigiar a nova idade da entidade. “Estamos concentrando esforços para realizar duas atividades em grande estilo, com música e poesia. Quem quiser participar será muito bem vindo”.

Um pouco da história da UJS

A União da Juventude Socialista foi fundada em 1984 e reunia jovens do movimento estudantil secundarista. Foi protagonista da luta pelo voto aos 16 anos, participou da frente democrática que apoiou a candidatura de Lula Presidente em 1989 e do movimento “Cara Pintada” mobilizando os estudantes e garantindo a derrota do Presidente Collor nas ruas.

A UJS atua até hoje na defesa de bandeiras importantes para a juventude, como o primeiro emprego, a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades, é contra a homofobia, luta pela defesa de 50% do fundo do Pré-sal.

Serviço

Sessão Solene em Homenagem aos 26 anos da UJS

Local: Câmara Municipal de Fortaleza
Data: terça-feira (21 de setembro)
Hora: a partir das 14h30

Feijoada

Local: Sede da UJS (Av. Universidade, ao lado da Farmácia Santa Branca- Benfica)
Data: sábado (25 de setembro)
Hora: a partir das 11h30

De Fortaleza,
Ivina Carla (Acadêmica de jornalismo e Diretora de Comunicação da UJS/CE)