Sem categoria

Netinho e Marta mantêm liderança na disputa ao Senado

A última rodada da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo revela que, na disputa pelas vagas ao Senado em São Paulo, se a eleição fosse hoje, os dois candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva se elegeriam. O levantamento aponta um empate técnico entre a postulante do PT, Marta Suplicy, com 36% das intenções de voto, e o do PCdoB, Netinho de Paula, com 34%. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Na comparação com o levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 10, Marta manteve-se estável, enquanto Netinho oscilou positivamente, indo de 33% para 34%, e empatando com a petista.

Leia também:
 
O levantamento mostra um crescimento do candidato do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira, que foi 16% para 22% das intenções. O número de eleitores indecisos, que embora tenha diminuído em relação ao último levantamento (33%), ficou em 27%.

Em relação à pesquisa anterior, Aloysio conseguiu se descolar de Romeu Tuma (PTB), que oscilou de 16% para 18%. Nas últimas, o candidato do PSDB se beneficiou da desistência de seu companheiro de chapa, o ex-governador Orestes Quércia, que abandou a disputa por conta de um câncer na próstata. Quércia anunciou apoio integral a Aloysio, cedendo seu tempo na propaganda gratuita para o tucano.

O candidato do PTC, Ciro Moura, está em quarto lugar (8%), seguido de Moacir Franco (PSL – 5%), Ricardo Young (PV – 4%), Ana Luiza (PSTU – 2%), Marcelo Henrique (PSOL – 1%), Afonso Teixeira (PCO – 1%), Serpa (PSB – 1%) e Dirceu Travesso (PSTU). Os outros candidatos não pontuaram.

O Ibope realizou 1.806 entrevistas entre os dias 14 e 16 de setembro para produzir a pesquisa. O levantamento foi registrado no TRE/SP sob o protocolo número 85092/2010. No TSE, a identificação é o 30249/2010.

Datafolha

O resultado de nova pesquisa do Datafolha não destoa do Ibope, no que diz respeito aos dois primeiros colocados. Netinho de Paula oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro, e tem 34% das intenções de voto, apenas um ponto atrás de Marta Suplicy, que se manteve com 35%.

Mas, de acordo com a pesquisa Datafolha, feita nos dias 13 e 14, Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes (PSDB) ganharam um ponto cada um, atingindo 22% e 17%, respectivamente – um resultado diferente do Ibope, que realizou as entrevistas depois (entre os dias 14 e 16).

Mais atrás aparecem Ciro Moura (PTC), com 11%, Moacyr Franco (PSL), com 7%. Depois vêm Ana Luiza (PSTU) e Ricardo Young (PV), com 3% cada um, Serpa (PSB), Marcelo Henrique (PSOL) e Dirceu Travesso (PSTU), com 2% cada um, Afonso Teixeira (PCO) e Mazzeo (PCB), com 1% cada um. Doutor Redó (PP) e Ernesto Pichler (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%.

A margem de erro da sondagem do Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Declararam votar em branco e nulo para uma das vagas 11% dos eleitores, enquanto 7% afirmam que farão o mesmo para as duas vagas em disputa. Estão indecisos para uma das vagas 26%, e 15% não decidiram os dois votos.

Se considerados apenas os votos válidos, Marta tem 25%, Netinho, 24%, Tuma, 16%, e Aloysio, 12%.

Governo do Estado

Pesquisa Ibope divlgada nesta sexta (17), aponta que o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, seria eleito no primeiro turno caso as eleições fossem hoje. O tucano teria 48% dos votos contra 24% do petista Aloizio Mercadante.

Na sondagem anterior, Alckmin tinha 46% das intenções de voto e Mercadante, 22%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, na pesquisa encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo”.

Em seguida aparecem Celso Russomanno (PP), que tinha 8% e agora tem 9%, Paulo Skaf (PSB), que passou de 2% para 3%, e dois candidatos com 1%: Fabio Feldmann (PV) e Paulo Bufalo (PSOL). Anaí Caproni (PCO), Igor Grabóis (PCB) e Mancha (PSTU) não atingiram um por cento, informou o Ibope.

Foram entrevistados 1.806 eleitores de 14 a 16 de setembro. A sondagem do Ibope está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 85092/2010.

Com agências

Atualizada às 14h