Comício com Lula reúne 50 mil pessoas em Belém

Uma verdadeira pororoca vermelha tomou conta das ruas da capital paraense durante a noite desta quinta-feira (16) no comício da coligação “Acelera Pará” que teve a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da governadora Ana Julia Carepa, do prefeito Duciomar Costa, dos candidatos a deputado estadual do PCdoB e de Jorge Panzera, candidato a deputado federal dos comunistas, além de outros candidatos da coligação.

Lula pede voto para Ana Julia governadora no Pará
A pororoca que é um fenômeno típico da região amazônica que ocorre quando as águas do mar invadem os rios e formam grandes ondas, é neste cenário que a candidata Ana Júlia concorre à reeleição no Pará. Lula e Ana Júlia foram aplaudidos por cerca de 50 mil pessoas que estiveram na Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém.

A candidata à reeleição enfatizou que o Pará estava feliz por receber o melhor presidente que o Brasil já teve. “Aprendemos que Dom Pedro fez a independência do Brasil, mas Lula representou uma nova independência, reescrevendo a historia ao colocar comida na mesa dos brasileiros, tirando 20 milhões de brasileiros da miséria”, enfatizou.

A candidata também fez um relato dos avanços conquistados por seu governo, como os infocentros que levam internet à população, além do programa Bolsa Trabalho que já incluiu no mercado de trabalho 70 mil jovens.

Foi destaque ainda a construção da Hidrelétrica de Belo Monte que vai deixar 10% da sua geração de energia no estado. Assim como a entrega, depois de 30 anos, das Eclusas de Tucurui, o que representa uma maior logística de integração entre as regiões sul, sudeste do Pará com os portos de exportação de Vila do Conde, Santarém e Belém.

“Já sofri preconceito por ser mulher e do PT. Mas, sou a governadora que está fazendo a maior inclusão social, através do programa de capacitação de jovens, dito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São 70 mil jovens capacitados, 22 mil de carteira assinada, e ainda 42 municípios paraenses com infocentros. Onde, o jovem da Avenida Paulista e o jovem de São João da Ponta têm os mesmos direitos democráticos de acesso a internet”, destacou Ana Júlia.

O presidente Lula foi homenageado com um filme de sua trajetória política no estado. Ana Júlia frisou que: “Assim como meu companheiro Aluisio Mercadante defendeu, eu vou defender o nome do Lula para o prêmio Nobel da Paz”.

Em seu discurso, o presidente disse que faz parte do time na governadora Ana Júlia e do candidato ao senado Paulo Rocha. “Formamos um time que está ao lado de Ana Julia e Paulo Rocha. Fora isso, é como se um técnico convocasse um jogador do time Paysandu para jogar no clube do Remo, ou do Remo para jogar na seleção”, disse o presidente fazendo uma alusão aos times paraense de futebol.

“É importante compreendermos, neste momento, crucial o lado que estamos, e temos mais 14 partidos ao nosso lado. Estamos na hora de juntarmos tudo que pudermos para construir a vitória de Ana Júlia ao governo, Paulo Rocha ao senado e de uma grande bancada de deputados estaduais e deputados federais”, enfatizou Lula.

Lula destaca avanços do governo federal com Ana Júlia

Lula destacou ainda o fato da oposição querer comparar o governo de Ana Júlia com o deles. “Eu desafio a oposição a dizer boa noite mototaxista, esta é a diferença na hora de governar”, disse Lula.

Programas federais como o Luz para Todos – que já beneficiou somente no Pará mais de 1,2 bilhão pessoas -, o Bolsa Família – que atingiu 600 mil famílias – , e o Prouni – que possibilitou que mais de 6 mil universitários de Belém e 11,5 mil estudantes em todo o estado tivessem acesso ao ensino superior – foram citados pelo presidente.

Na semana passada, a oposição durante horário eleitoral comparou em forma de chacota a governadora Ana Júlia a uma diarista. “Falta de respeito com uma governadora, não desmereço o trabalho digno de uma diarista. Eu prefiro ser chamado de diarista, a ter que fazer política como eles fazem há quase 500 anos”, disse o presidente.

Lula também deixou claro que assim como ele precisou de um segundo mandato para fazer uma revolução no país, a governadora Ana Júlia vai precisar no Pará. “É uma questão de honrar eleger Ana Júlia para acabar com preconceito contra a mulher. O que está em jogo nessas eleições não é apenas o voto, mas quem a gente quer que governe”, alerta.

A candidata a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, não compareceu ao comício em função de um compromisso na capital paulista. Mas, o presidente Lula enfatizou a confiança de 100% que deposita nela. “Queria pedir ao povo do estado do Pará, vocês que votem em mim e na Dilma, que votem nesta mulher (Ana Julia) para o governo do Pará”, conclamou.

Antes do comício, o presidente Lula esteve no Banco da Amazônia onde anunciou a liberação de investimentos no valor de R$ 19 bilhões para os próximos quatro anos no Pará.

De Belém,
Isa Arnour