Secretário Arruda Bastos garante que UPAs desafogarão IJF

O secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos ressaltou nesta segunda-feira (13/09), na Câmara Municipal, que das 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) 24 horas que estão sendo construídas no Ceará, quatro estão localizadas em Fortaleza. Segundo ele, a primeira UPA da Capital, cuja ordem de serviço foi assinada há 30 dias, já está com 90% de suas obras concluídos.

Arruda Bastos 1

Três Unidades de Pronto Atendimento de Fortaleza estão em construção. As UPA''''s, salientou Arruda Bastos, vão desafogar principalmente os hospitais de urgência e emergência: Hospital Geral de Fortaleza e Instituto Dr. José Frota (IJF). Por meio do plantão 24 horas, o cidadão terá todos os serviços de média e pequena complexidade. “Atualmente, muitos pacientes que poderiam ter um atendimento nas UPA''''s, estão superlotando nossos corredores”, afirmou.

A Policlínica, outro equipamento de saúde que está sendo construído em diversas cidades do estado, ofertará consultas especializadas e exames. O secretário explicou que a Policlínica é uma grande clínica onde se pode marcar consulta por telefone para ser atendido com hora marcada. Já na UPA, o cidadão não precisa marcar. É um caso de emergência e o atendimento dá-se de imediato.

Fonte: Câmara de Fortaleza