Cresce vantagem de Dilma sobre Serra no Ceará

Na nova pesquisa OPovo/Datafolha, publicada nesta terça-feira (14/09), a candidata petista Dilma Rousseff (PT) cresceu na intenção de votos de 63% para 65% no Ceará enquanto o tucano José Serra (PSDB), segue em queda. Ele tinha 16% da preferência dos cearenses e agora surge com 13%. Os dados uma diferença de 52 pontos entre os dois. Marina Silva (PV) também cresceu e atingiu os 8% dos eleitores.

Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), Plínio de Arruda (Psol) e Levy Fidélix (PRTB) foram citados, mas não atingiram 1%. Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria Eymael (PSDC) não foram citados. Segundo a pesquisa, 12% do eleitorado cearense ainda não decidiram em quem votar.

No Ceará, a vantagem de Dilma sobre os demais candidatos só aumenta. Em julho, na primeira pesquisa OPovo/Datafolha, a petista contava com 42% das intenções de voto. Serra tinha 28% e Marina, 8%. No mês seguinte, a segunda pesquisa Dilma alcançou 63%; enquanto Serra caía para 16% e Marina, para 5%. No Ceará, em um possível segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata obteria 71% dos votos válidos contra 19% do tucano. 7% ainda estão indecisos.

Ainda segundo a pesquisa OPovo/Datafolha, Serra aparece com o maior índice de rejeição no Ceará: 44% do eleitorado cearense diz não votar no tucano de jeito nenhum. Eymael aparece em seguida, com 22% de rejeição entre os eleitores. Marina tem 21% de rejeição e Zé Maria 20%. Plínio, Levy e Rui Costa são rejeitados por 19% do eleitorado e Ivan Pinheiro, por 18%. O menor índice de rejeição é o de Dilma, de 11%.

A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada no Ceará, nos dias 9 e 10 de setembro, com 927 eleitores de 41 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-CE com o número 52908/2010 e no TSE com o número 2921/2010.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)

Leia também:

OPovo/Datafolha: Nova pesquisa confirma preferência em Cid Gomes

OPovo/Datafolha: Pesquisa aponta indefinição das vagas ao Senado