Assistentes sociais terão carga horária de trabalho reduzida

Os Assistentes Sociais que compõem o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortaleza (Semas) terão a carga horária de trabalho reduzida.

A medida tem como base a lei federal n° 12.317, sancionada pelo Presidente Lula no último dia 26 de agosto, que diz ser de 30 horas semanais a duração do trabalho de Assistentes Sociais no país. A nova lei garante, ainda, que profissionais já contratados tenham sua jornada de trabalho adequada à nova resolução, sem redução de salários.

A nova medida não causará problemas à população que utiliza os serviços da Política Municipal de Assistência Social. Todas as unidades – Cras (Centro de Referência de Assistência Social); Creas Fortaleza (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); CAPR (Centro de Atendimento à População de Rua); EAN (Espaço de Acolhimento Noturno), Casa de Passagem Elisabete de Almeida Lopes e postos de atendimento do Cadastro Único – manterão seus horários de funcionamento. Para isso, o Gabinete da Semas se reuniu com as coordenadoras das Proteções para montar a nova escala de trabalho.

As mudanças serão anunciadas na manhã desta quarta-feira (08/09), no auditório do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), localizado na Av. João Pessoa, 5609. Na ocasião, a nova medida será apresentada aos profissionais da Semas, juntamente ao quadro com a nova escala dos profissionais das unidades da Secretaria. Já no dia 9, às 9 horas, no auditório da Semas, a Secretária do órgão, Elaene Rodrigues, se reunirá exclusivamente com Assistentes Sociais que são concursadas para falar das mudanças que começam a valer na próxima segunda, dia 13 de setembro.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza