1º turno: Ibope aponta vitória folgada de Cid Gomes

Se as eleições fossem hoje, Cid Gomes teria 31% a mais das intenções de votos de todos os outros seis candidatos ao Governo do Estado do Ceará.

Pesquisa Ibope - Ilustração: O Povo

A nova pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, divulgada na noite testa quinta-feira (02/09), aponta que se a eleição fosse hoje o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito já no primeiro turno com 61% dos votos.

Em segundo lugar aparece o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 17% enquanto Marcos Cals (PSDB) tem 10%. Em um eventual segundo turno, entre os dois candidatos mais bem posicionados, Cid Gomes venceria o pleito com 66%, enquanto Lúcio Alcântara chegaria a 26%.

Os demais candidatos ficaram com os mesmos números da pesquisa anterior: Francisco Gonzaga (PSTU), Soraya Tupinambá (Psol) e Marcelo Silva (PV) têm 1%, cada. Maria da Natividade (PCB) não pontuou. O número de indecisos é de 6%. Brancos e nulos: 3%.

Senado

A pesquisa também ouviu eleitores sobre a disputa pelas vagas no Senado. O senador tucano Tasso Jereissati (PSDB) aparece com 63% da intenção de votos. Eunício Oliveira aparece em seguida com 35% da preferência do eleitorado enquanto o deputado federal José Pimentel (PT) alcançou 31% da simpatia dos eleitores.

Tarcisio Leitão do PCB aparece com 3%, Marilene Torres do PSOL e Alexandre Pereira do PPS com 2% cada um. Os demais ficaram com um ponto ou não pontuaram. O relatório do Ibope aponta ainda que 19% do eleitorado cearense ainda está indeciso em relação aos candidatos a senador da República. 7% votaria nulo ou branco.

Este ano, os eleitores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal poderão votar em dois senadores, em razão de a renovação no Senado ser de dois terços da sua composição de 81 senadores. Cada Estado é representado no Senado Federal por três parlamentares.

De Fortaleza,
Carolina Campos