Prefeitura de Fortaleza amplia projeto de reciclagem de lixo

A captação de materiais recicláveis no Jangurussu passou de 30 para 50 toneladas.

Reciclagem de lixo

A Prefeitura de Fortaleza, através da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), duplicou a capacidade de reciclagem de resíduos sólidos na cidade. Isto foi possível por meio do projeto Reciclando a Vida, uma parceria da administração municipal com a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan). A ideia é que cada Regional venha a contar com galpões próprios para a separação de materiais com fins de reciclagem.

Segundo informou o coordenador técnico do Projeto, Sérgio Firmeza, o sistema de coleta seletiva teve início em 2006. No entanto, este ano a Prefeitura ampliou a capacidade de captação de materiais, passando das 30 toneladas para 50 mensais. O trabalho envolve 70 associados e 80 doadores, que destinam para o Jangurussu produtos como papel, papelão, plástico, garrafas pet e outros materiais que antes eram destinados quase que totalmente para os lixões.

A Ascajan reúne os antigos catadores do Jangurussu, quando o local era o principal destino do lixo produzido em Fortaleza. Com a instalação do Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia, houve a necessidade, conforme salientou Sérgio Firmeza, em ampliar o projeto de coleta seletiva. Até o próximo mês, os galpões a serem instalados nas secretarias executivas regionais III e V deverão entrar em funcionamento, aumentando ainda mais a capacidade de separação dos materiais em Fortaleza.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza