Formação será pauta da reunião da UJS/RN

No próximo sábado, dia 4 de setembro, a Direção Estadual da União da Juventude Socialista no Rio Grande do Norte realizará sua 3ª reunião ordinária no ano de 2010. Convocada para a CCAB Sul, às 9h, a reunião tem como pauta a avaliação da participação da UJS no pleito eleitoral de 2010 e as atividades de formação Trocando em Miúdos e Debate com Princípios.

Thaíssa
O site da UJS entrevista Thaíssa Câmara, Diretora Estadual de Formação da entidade, que fala sobre os desafios de elevar a qualidade da militância da União da Juventude Socialista e prepará-la para intervir com dinamismo e ousadia da realidade do Rio Grande do Norte. Confira a entrevista na íntegra.

UJS – Thaíssa, o que são cada um desses projetos de formação – Trocando em Miúdos e o Debate com Princípios?

“Trocando em Miúdos” é um projeto já posto em prática pela UJS RN em Natal, a partir do qual nos reunimos para participar de discussões acerca de temas diversos, todos de interesse da juventude. O espaço que utilizamos é o auditório da Livraria Siciliano, no Shopping Mid Way Mall.

“Debate com Princípios” consiste na prática de leituras dos artigos da Revista Princípios, seguidas de discussões e produções de fichamentos. Para facilitar essa prática, disponibilizamos um grupo virtual – [email protected] – e quem quiser participar pode enviar um e-mail para [email protected] e aguardar o convite.
O objetivo da Formação através desses projetos é incentivar nos militantes a busca pelo conhecimento da realidade – a partir de leituras, exposições, debates, produções de textos –, ampliando as possibilidades de ação sobre ela.

UJS – Como esse cenário novo de formação política da UJS pode ajudar a entender e intervir melhor na realidade do Rio Grande do Norte?

O espaço que queremos modificar deve ser conhecido, bem conhecido. Nosso local de atuação política é o nosso Estado. As informações absorvidas nas exposições do Trocando em Miúdos, nas leituras do Debate com Princípios e nas discussões propiciadas por ambos dão uma noção muito mais clara das razões que determinam a estrutura da sociedade na qual vivemos – como as questões globais e nacionais influenciam a realidade que aqui encontramos; como tal realidade contribui para a perpetuação daquilo que combatemos. De posse desse conhecimento, podemos ser mais responsáveis – no discurso e na ação. Esse novo cenário de formação política da UJS RN ajuda a entender nossa realidade a partir da História, da Política e de questões inerentes a elas. Nossa intervenção no Rio Grande do Norte só poderá ser mais segura, maior e melhor.

UJS – É possível a participação, em algum desses projetos, dos jovens que não fazem parte da Rede UJS?

Sim! Em ambos os projetos há espaço para jovens interessados em conhecer melhor a História e a realidade, estando eles ou não cadastrados na Rede UJS. Dessa forma, as atividades da Formação acabam por cumprir dois papeis: o de formar e o de divulgar, dando a muitos jovens a oportunidade de conhecer a Entidade.

UJS – Por fim, o que você espera como resultado do Trocando em Miúdos e do Debate com Princípios?

Os resultados desses projetos dependem da iniciativa – esta já houve –, da vontade, do interesse, do empenho de cada militante. Sabemos que entre o crescimento – em qualidade e em quantidade – da UJS e o crescimento político de cada militante há um forte elo, que deve ser mantido à custa dos esforços de cada um de nós – na militância, na divulgação, na contribuição e no estudo. Somos ousados e estamos dando mais um passo em um caminho que já foi trilhado por muitos e por onde muitos ainda passarão.

Devemos ter a humildade do reconhecimento de quão pouco sabemos diante de tudo o que ainda temos a aprender. Devemos, a partir disso, crescer e fazer crescer. Devemos crescer como militantes e, assim, fazer a UJS crescer. Esse crescimento, em sentido tão amplo, é o resultado que espero dos projetos de Formação da UJS RN.
 

www.ujspotiguar.com.br