Sem categoria

Encontro com Aldo e Amazonas reúne cerca de mil condutores em SP

Conforme planejado, os condutores de São Paulo realizaram um grande encontro com os candidatos a deputado federal e estadual, Aldo Rebelo e Alcides Amazonas. O evento ocorrido no sábado, 28, na cidade de Santa Isabel, contou com a participação de mil trabalhadores do transporte e seus familiares. Também estiveram presentes representantes de outras categorias, a exemplo dos fretados e de outros municípios como Guarulhos, Itapevi e Embu-Guaçu.

Aldo fala aos condutores - Frank Brasil

O presidente municipal do PCdoB na capital paulista, Wander Geraldo, representou o vereador e candidato ao Senado, Netinho de Paula, que todos os dias tem acompanhado de perto a agenda do candidato ao governo, Aloizio Mercadante.

O cantor e apresentador, oriundo da periferia, disputa a segunda vaga do senado com o ex- governador Orestes Quércia. “O Netinho tem contrariado a tendência de mostrar os negros como marginais ou serviçais na televisão. Na Câmara, tem sido capaz e competente, sobressaindo-se como respeitada liderança popular”, disse. O PCdoB espera, assim, eleger o primeiro senador negro de São Paulo.

Ainda segundo Geraldo, as pesquisas apontam “a rota de crescimento” das campanhas de esquerda. “Isso é fruto da onda progressista no Brasil. Em São Paulo, precisamos eleger Mercadante para melhorar a saúde, educação e o transporte”.

Compromissos firmados

O deputado federal Aldo Rebelo assumiu o compromisso de continuar a luta pela regulamentação da profissão de motorista. Na década de 1990, Aldo Rebelo elaborou a lei que assegurou o emprego dos frentistas após a automatização das bombas de combustíveis. “As nossas leis não são contra a tecnologia, mas a favor do emprego”, defendeu o candidato à reeleição ao sexto mandato. Também se comprometeu a encabeçar novas lutas pela retomada da aposentadoria especial à categoria aos 25 anos trabalhados, tirada pelo governo neoliberal de FHC.

Rebelo afirmou ainda: “não admitimos retrocesso, só andar pra frente, com o Brasil crescendo a cada dia com emprego e mão-de-obra qualificada”

Já o candidato a deputado estadual, Alcides Amazonas, que já foi cobrador, motorista, diretor representante dos trabalhadores da CMTC (atual SPTrans) e secretário-geral do Sindicato dos Condutores, se comprometeu a expandir a lei contra a demissão dos cobradores para todo o estado. É de sua autoria a lei que garantiu o emprego de milhares de cobradores, apesar da implantação do sistema eletrônico nas catracas dos ônibus que circulam na cidade.

Segundo o ex-vereador, além de impedir novas demissões, vai lutar para reaver o emprego dos cobradores demitidos em Santos e outros municípios. “Quero ser o porta-voz da categoria na Assembleia”, finalizou.

Encontro marcado por muita emoção

 
Condutores lotam auditório  

O auditório lotado de apoiadores acabou emocionando os organizadores, participantes e até convidados. Mas foi a força e a união dos trabalhadores que marcaram o entusiasmado evento. O vereador Jamil Murad (PCdoB) relembrou, com a voz embargada, a experiência política que vivenciou por ocasião do governo progressista do ex-presidente João Gourlart, deposto pelo golpe militar. “Eu só tinha 21 anos e hoje revivo aquele momento de democracia, com Lula e Dilma”.

A diretora Edileuza Ferreira ressaltou que “além de elegermos legítimos representantes para os parlamentos federal e estadual, precisamos rechaçar o projeto do candidato tucano ao governo estadual que privilegia o transporte sobre trilhos, em contraposição ao do petista, Aloizio Mercadante que está inteiramente voltado para a criação de mais corredores de ônibus nas principais vias da nossa cidade”. “O projeto de corredores dá sustentação ao nosso futuro”, finalizou.

Na semana anterior, as condutoras participaram do encontro da candidata Dilma Rousseff com as sindicalistas, na Casa de Portugal, em São Paulo. A candidata a presidente recebeu o documento único das sindicalistas e mais uma vez prometeu erradicar a pobreza no Brasil.

De São Paulo,
Alice Cardoso