Educadores sociais recebem certificados em sessão solene na AL

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), juntamente com a Associação dos Municípios para o Estado do Ceará (APDMCE) e o Instituto Stela Naspolini (ISN), realizou, na tarde desta segunda-feira (30/08), sessão solene para entrega de certificados a educadores sociais, numa parceria com a Assembleia Legislativa.

Para o deputado Francisco Caminha (PHS), que presidiu a sessão, o educador social tem um papel relevante no desenvolvimento da criança, substituindo até as famílias em alguns casos. O evento marcou o encerramento de mais uma etapa da Formação de Educadores Sociais, realizadas pelo Unicef e pela APDMCE, dentro do projeto Espaço de Referência para Brincar, do programa “O Ceará Cresce Brincando”.

O Programa é composto pelos projetos ‘Espaço de Referência para Brincar’, ‘Esportividade’ e ‘Família Brincando e Aprendendo Junto’. A formação de educadores integrou 140 horas/aula de atividades que abordam questões referentes aos direitos da criança e do adolescente, benefícios à família, desenvolvimento infantil e incentivo à leitura.

De acordo com o Unicef, nos dias 30 e 31 de agosto, os educadores estarão reunidos durante dois dias para a última etapa de formação do projeto. A capacitação acontecerá na Porciúncula das Irmãs Capuchinhas, localizada na rua Paulo Setúbal, 350, no bairro Messejana.

Ainda de acordo com o Fundo Internacional, cada município participante do projeto irá inaugurar uma Brinquedoteca Pública Municipal, em outubro deste ano, onde os educadores realizarão atividades com as crianças e suas famílias. Eles atuarão também nas comunidades, escolas, creches, praças e ruas dos municípios, “articulando a política pública do brincar, identificando espaços propícios e adequados para realização de brincadeiras, em articulação com parceiros locais, como artesões, educadores, pais e artistas”.

O jornalista e escritor Flávio Paiva ministrou palestra com o tema “As Crianças no Plano de Desenvolvimento do Estado”. Segundo ele, seu discurso é na tentativa de fazer as pessoas entenderem a importância do “bom trato” com as crianças. “O tratamento dado hoje a uma criança terá consequências em sua vida adulta. Poderá influenciar no seu trabalho e até no seu desenvolvimento como pessoa, afetando, mesmo que indiretamente, o futuro do Estado”, explicou.

Em seguida, o deputado Artur Bruno (PT) coordenou a entrega dos certificados para os 33 educadores sociais dos municípios de Beberibe, Horizonte, Itarema, Quixeramobim, Brejo Santo, Sobral e Fortaleza.

A solenidade contou ainda com a participação do deputado federal Chico Lopes (PCdoB); da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, que hoje integra a diretoria do Instituto Esporte e educação; e de representações do Unicef, ISN e APDMCE.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL