Chico Lopes participa da posse dos Reitores da UNILAB

A concretização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) é uma vitória da comunidade que integra os países de Língua Portuguesa, afirmou o Reitor da nova Universidade, Paulo Speller.

O Reitor destacou, nesta segunda-feira (30/08), em solenidade de posse da Vice-Reitora e dos Pró-Reitores da Unilab no auditório da Reitoria da UFC, a emoção de ver – justamente na mesma instituição em que foram dados os primeiros passos para a criação de mais esta universidade federal no Ceará – esse sonho ser concretizado. O Deputado Federal Chico Lopes compareceu a solenidade de posse da Vice-reitora e dos Pró-Reitores da nova Universidade.

Pela Integração Internacional

Para Speller, a Unilab rompe de forma radical com experiências neo-coloniais de formação unilateral de jovens vindos de independência mais recente. A diáspora africana em direção à Europa faz com que 90% dos jovens que vão para este último continente estudar, lá permaneçam, sem levar em conta a realidade de seus países, analisou o novo Reitor. Para o Reitor, a vinda da Universidade ao Ceará representa também um instrumento estratégico de desenvolvimento sustentado no Nordeste brasileiro, com atuação nas 13 cidades do Maciço de Baturité, levando em conta seu potencial sócio-econômico e seu contexto cultural.

Para que a Unilab viesse ao Ceará, houve um esforço conjunto e “solidário” da UFC, do Governo do Estado e da bancada federal cearense, que se empenhou no Congresso Nacional durante a tramitação do projeto de lei de criação da Universidade, reconheceu Paulo Speller. O relatório original que trouxe a Unilab ao Ceará foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça pelo Senador Inácio Arruda, do PCdoB, com amplo apoio do Deputado Federal Chico Lopes.

Enquanto isso, na contramão social…

Vale lembrar que o Senador do PSDB no Ceará, Tasso Jereissati, contrariando as necessidades de instalação da Unilab na cidade cearense de Redenção – primeira cidade brasileira a libertar seus escravos – acatou em seu primeiro relatório na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal emendas que dividiam a Unilab entre o Ceará e a Bahia. Esse ato do senador Tucano Tasso Jereissati contra a educação no Ceará, a Realidade Regional Brasileira e a Integração Internacional entre a comunidade luso-afro-brasileira esteve prestes a comprometer o projeto da Unilab.

Colaboração e parceria Brasil-África

Para o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a Unilab é na realidade o pagamento de uma pequena parte da dívida que o Brasil tem com o povo africano, “dívida que não pode ser mensurada em dinheiro e sim em parceria, em colaboração”, disse o Presidente ao sancionar a Lei que criou a nova Universidade Federal em território cearense.

Fonte: Assessoria Deputado Federal Chico Lopes com informações da Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC e da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração)