Sessão solene: Assembleia Legislativa comemora Dia do Bancário

Na última sexta-feira (27/08), no Plenário 13 de Maio, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Bancário. A solicitação partiu dos deputados Nelson Martin e Artur Bruno (ambos do PT/CE). De acordo com Nelson, o Sindicato dos Bancários do Ceará sempre foi um dos mais ativos, lutando por melhorias salariais, de segurança e de trabalho, contribuindo, inclusive, para a organização de movimentos em outras categorias profissionais.

Sessão solene Bancários

“Sinto-me honrado em estar homenageando esses profissionais tão importantes para a organização da população, até mesmo pela minha condição de ser também bancário e de já ter sido presidente do Sindicato”, completou.

Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, informou que os bancários têm sido ameaçados pelo desemprego e por um processo de concentração de renda e de falta de responsabilidade com o desenvolvimento do País. Para ele, a luta e as conquistas comemoradas hoje devem servir para refletir sobre os desafios que a categoria tem enfrentado e ainda terá que enfrentar.

“Temos a clareza de que a Campanha Nacional dos Bancários de 2010 acertou com o lema “Outro banco é preciso, pessoas em 1º lugar”. Porque o bancário e as pessoas que precisam dos bancos estão no centro desse processo”, salientou Carlos Eduardo.

Durante a solenidade, foram entregues placas comemorativas ao Dia Nacional do Bancário ao deputado Nelson Martins, funcionário do Banco do Brasil e ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará; ao advogado Benedito Bezerril, funcionário aposentado do BNB e membro do Comitê Estadual do PCdoB e a Maria José Tabosa e Silva, funcionária aposentada do BNB, ex-diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Estiveram presentes ainda à sessão, prestando homenagens ao Dia Nacional do Bancário, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) e o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o presidente da CUT/CE, Jerônimo do Nascimento e representando a CTB, o bancário Gabriel Motta., além do coordenador técnico do Dieese, Reginaldo Aguiar.

História

Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5/11, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

É importante resgatar essa história para lembrarmos que não existem conquistas sem luta. Nenhum dos direitos dos bancários, como a Convenção Coletiva Nacional, jornada de seis horas, piso salarial unificado, PLR e outros, foi concedido pela generosidade dos banqueiros. Todos eles foram frutos de batalhas da categoria e é para isso que a categoria deve estar pronta novamente este ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL / Sindicato dos Bancários do Ceará