Evaldo Lima – Políticas públicas de esporte e lazer

.

Ao longo dos próximos dez anos, o Brasil vai estar no centro das atenções do mundo esportivo, com a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesse contexto, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Governo Federal e demais órgãos públicos, está se preparando para garantir uma boa inserção em ambos os megaeventos esportivos.

O primeiro passo foi dado com a realização da I Conferência Municipal do Esporte, em abril deste ano, onde a população e o poder público definiram de forma democrática e participativa as metas da política municipal de esporte para a próxima década.

Focados nisso, realizamos e apoiamos várias manifestações e modalidades esportivas de natureza inclusiva, a exemplo dos programas Espaço Oriental, Esporte na Comunidade, Academia na Comunidade, Salão de Tabuleiro, o Rua da Criança e o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc). O desafio permanente é ampliar o acesso ao esporte e lazer como afirmação de direito social e instância da dignidade humana para crianças, jovens, pessoas idosas ou com deficiência.

Além disso, a ação combinada dos programas de esporte com eventos marcantes no calendário turístico e cultural da cidade tem nos trazido importantes avanços. A Copa 2014, para além da competição futebolística em si, envolve ações e projetos com o poder de transformar nossa cidade e deixar uma série de legados sociais importantes, como a universalização do acesso às práticas de esporte e lazer.

O Estádio Presidente Vargas (PV), tombado pelo patrimônio histórico-cultural e local de afeto dos fortalezenses, está passando por uma importante reforma que irá adequá-lo às normas de segurança e conforto determinadas pelo Estatuto do Torcedor.

Com relação à preparação para os Jogos Olímpicos, o desafio é implantar uma política municipal de apoio ao esporte de alto rendimento em Fortaleza. Uma das propostas em desenvolvimento pela Secel, em parceria com o Ministério do Esporte, prevê a criação de Núcleos de Esporte de Base (NEB) na Capital, voltados para modalidades em que o Ceará já possui relativa inserção nacional e internacional, como tênis de mesa, vôlei de praia, triatlo e atletismo.

Vale salientar ainda que a realização de programas e projetos nas áreas de esporte e de participação educacional, como o Programa Segundo Tempo, são essenciais para o sucesso de uma política de esporte de alto nível, pois amplia a base que possibilita a revelação de novos talentos para a excelência esportiva.

Evaldo Lima é Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho