Equipes do PSF são treinados para o tratamento do fumante

Dias 30, segunda-feira, e 31, terça-feira, equipes do Programa Saúde da Família e de Centros de Atenção Psicossocial (CAP) de 18 municípios cearenses participam do "Treinamento para implantação do tratamento do fumante".

A capacitação será realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, no Mareiro Hotel, das 8h30min às 16 h. No segundo e último dia o treinamento, que tem o objetivo de capacitar médicos e enfermeiros para ofertar aos fumantes tratamentos nas unidades do SUS, vai até às 12h30min.

O treinamento integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde(OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O número de mortes provocados pelo cigarro chega a 5 milhões por ano em todo o mundo. O tabagismo, doença provocada pela dependência da nicotina, causa também 50 diferentes doenças, entre elas as cardiovasculares, respiratórias e o câncer.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colo de útero. Estudos mostram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo.

Programação do treinamento

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa