Dragão do Mar Educativo divulga cursos e oficinas para setembro

O Núcleo de Formação do Dragão do Mar Educativo divulga o calendário de oficinas para o mês de setembro. Nessa rodada, composta de seis oficinas, o Núcleo privilegia audiovisual e dança. Entre os ministrantes, três vem de outros estados do País.

A professora do curso de Educação Física e Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia, Márcia Santiago, ministra a oficina Cinesiologia Aplicada à Dança. Márcia é especializada em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia e diretora do Estúdio Physio Pilates Vilas do Atlântico, em Salvador.

Os encontros acontecerão de15 às 17 horas, entre os dias 13 e 17 de setembro, no Sesc/Senac Iracema. A atividade é voltada a bailarinos, professores de dança e profissionais da área da saúde, com alguma experiência na área de dança.

Também entre 13 e 17 de setembro, acontecerá no Alpendre a Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), ministrada por Ricardo Marinelli(SC). O objetivo da oficina-laboratório é explorar estratégias para ampliar e desenvolver o potencial criativo e perceptivo do artista interessado em dança, corpo e movimento. Martinelli propõe investigar metodologias para diferentes processos de criação de coreografias.

A seleção para essa oficina será realizada mediante apresentação de currículo. Os encontros dessa oficina acontecerão de 14 às 17 horas, tendo como público-alvo performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. O ministrante, Ricardo Marinelli é artista, pesquisador e produtor em arte contemporânea.

A oficina Dançando com maiores de 50 será ministrada entre os dias 20 e 24 de setembro pela professora de Dança Contemporânea Eliana Madeira. A atividade tem como objetivo despertar o desejo de se movimentar além dos condicionamentos do cotidiano e das limitações da idade, gerando autonomia e bem-estar.

Os encontros acontecerão entre 15 e 17 horas, no Sesc/Senac Iracema, e são direcionados a mulheres e homens com mais de 50 anos. Eliana Madeira é graduada em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-graduada em Dança Elementar em Colônia, na Alemanha.

Entre 21 e 24 de setembro, Marcelo Ikeda ministra a oficina Introdução à Crítica Cinematográfica. De cunho teórico, a atividade contempla o papel e os lugares da crítica cinematográfica na atualidade. Os alunos poderão exercitar a veia crítica, ao fim da oficina, redigindo material sobre uma produção local. As aulas acontecerão no Alpendre, entre 15 e 18 horas.

O público-alvo desta atividade são pessoas interessadas em cinema, com alguma experiência no ofício da crítica. Para essa oficina, é necessária a apresentação de currículo. O ministrante, Marcelo Ikeda, é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O coreógrafo Fauller ministra, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, a oficina Residência Corpo: Abrigo da Cidade. Mediante apresentação de currículo, podem se inscrever performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. As aulas serão no Sesc/Senac Iracema, das 14 às 17 horas.

A oficina articula estruturas coreográficas e o uso de equipamentos digitais (como câmeras e celulares) para pensar a relação entre dança e imagem. Fauller é diretor da Companhia Dita de dança, e atua desde 1999.

As possibilidades de realização audiovisual a partir da literatura estão no foco do realizador Fred Benevides, que ministra a oficina Transcriações: leitura e escuta, entre 27 de setembro e 1º de outubro. A atividade, de caráter teórico-prático, acontecerá no Sesc/Senac Iracema, de 14 às 17 horas. O público-alvo consiste em interessados em geral, com alguma experiência na área.

Fred Benevides é graduado em Comunicação Social pela UFC e formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza. Ministra cursos de formação em audiovisual.

Serviço

Inscrições

Para se inscrever, envie email para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br com nome completo, endereço, telefone e o nome da oficina que deseja se inscrever. Atente para a obrigatoriedade de currículo para algumas das oficinas. Informações: (85)3254.6791

Oficinas de setembro – Núcleo de Formação

Cinesiologia aplicada àDança, com Márcia Santiago (BA)
25 vagas
Sesc/Senac Iracema
13 a 17/9 – 15 às 17 horas

Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), com Ricardo Marinelli(SC)
20 vagas
Alpendre
13 a 17/9 – 14 às 17 horas

Dançando com maiores de 50, com Eliana Madeira (RJ)
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
20 a 24/9 – 15 às 17 horas

Introdução à Crítica Cinematográfica, com Marcelo Ikeda
20 vagas
Alpendre
21 a 24/9 – 15 às 18 horas

Residência Corpo: Abrigo da Cidade, com Fauller
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Transcriações: leitura e escuta – Módulo I / Roteiro, com Fred Benevides
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Endereços

Alpendre
Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema
Sesc/Senac Iracema
Rua Boris, 90C – Praia de Iracema

Sobre a divulgação das oficinas

A divulgação das oficinas promovidas pelo Núcleo de Formação acontece de acordo com a confirmação das mesmas, sendo atualizada no blog do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (www.formacaodragaodomar.blogspot.com).

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult