Datafolha e Vox Populi: Segundo pesquisas, Cid vence no 1º turno

Duas pesquisas realizadas após primeira semana de propaganda política no rádio e na televisão mostram Cid Gomes ampliando vantagem sobre adversários e fortalecendo as chances de vitória já no primeiro turno

Eleições no Ceará

Na pesquisa Datafolha/OPOVO realizada nos dias 24 e 25 de agosto, terça e quarta-feira desta semana, o resultado aponta que Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição ao Governo do Estado do Ceará chegou a 53% das intenções de voto enquanto Lúcio Alcântara (PR) atingiu 19% e Marcos Cals (PSDB) aponta com 9% da preferência do eleitor. Desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Cid tem 63% dos votos válidos. Para vencer já no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos que a soma dos demais concorrentes, ou seja, 50% mais um dos votos válidos.

Francisco Gonzaga (PSTU) e Marcelo Silva (PV) aparecem, cada um, com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos, nulos e eleitores indecisos somam 6%. Os que não sabem em quem votariam na pesquisa estimulada (mesmo ao ver o nome dos candidatos em uma lista) são 12%.

Vox Populi também confirma vantagem de Cid

A pesquisa Vox Populli/IG divulgada nesta quinta-feira (26/08) confirma a vantagem do governador Cid Gomes na eleição estadual. O candidato à reeleição venceria a eleição no primeiro turno com 51%. Lúcio Alcântara (PR) aparece com 20%, Marcos Cals (PSDB) com 10% e Marcelo Silva (PV) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 4% e indecisos 14%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Vox Populi, 69% dos entrevistados disseram que não mudarão seus votos e 29% admitiram que ainda podem mudar. Cid Gomes é apontado como candidato com mais chance de vitória por 68% e Alcântara por 13%. A rejeição ao governador é de 20%, a Alcântara 19% e a Cals 8%. Na pesquisa espontânea Cid tem 37% contra 12% de Alcântara.

Vox Populi para Senado

A consulta também perguntou aos eleitores sobre a disputa para o Senado. Tasso Jereissati (PSDB) segue liderando a intenção de votos com 31%. Empatados, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), estão com 14% das intenções de voto. Tarcísio Leitão (PCB), Alexandre Pereira (PPS) e Marilene Torres (PSOL) marcaram 1%. Os brancos e nulos somam 7% e os indecisos 25%. Os dados consideram a soma das votações para as duas vagas. Declararam dar o primeiro voto a Tasso, 47% dos entrevistados. 13% indicaram Eunício e 10%, Pimentel.

A maioria dos entrevistados, 60%, acredita que Tasso será eleito na primeira vaga ao Senado pelo Ceará, enquanto 28% apostam em Eunício e 20% em Pimentel para a segunda vaga.

Números da disputa presidencial no Ceará

A pesquisa Vox Populi, realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, após o início do horário eleitoral no rádio e televisão, aponta a vitória da candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sucessão, a também petista Dilma Rousseff. O resultado aponta que a petista marcou 67% para ela, contra 20% do tucano José Serra e 5% de Marina Silva (PV). Os brancos e nulos são 4%, mesmo percentual dos indecisos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma das maiores taxas de aprovação no Estado, 90% de positivo e 10% de regular. O índice de avaliação negativa de Lula no Ceará é de 0%. A pesquisa ouviu 800 eleitores durante três dias. Foi registrada no TSE sob o número 25593/2010.

Também na pesquisa O POVO/Datafolha, Dilma Rousseff (PT) aparece com 63% das intenções de votos no Ceará, contra 16% de José Serra (PSDB). A vantagem da petista no Estado aumentou 34 pontos percentuais em relação à última sondagem, realizada nos dias 14 e 15 de julho. Marina Silva (PV), tem 5% da preferência dos cearenses (tinha 8% no mês passado) e os candidatos Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) chegaram a ser citados pelos eleitores cearenses, mas não alcançaram 1% das intenções. Já Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Eymael (PSDC) não foram citados por nenhum dos 937 entrevistados pelo Datafolha, nos dias 24 e 25 de agosto.

De Fortaleza,
Carolina Campos