Lula Morais elogia equipe de transplante do Hospital de Messejana

O deputado Lula Morais (PCdoB) parabenizou, na sessão plenária desta quarta-feira (25/08) da Assembleia Legislativa, o trabalho realizado pela equipe de transplantes do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, que em dois anos já implantou cinco corações artificiais. O parlamentar ressaltou que anualmente dedica parte de sua emenda parlamentar no orçamento do Estado para garantir que o hospital disponha de um coração artificial reserva.

O parlamentar comemorou o resultado da equipe com o agricultor Luiz Hélio Mendonça, quinto paciente do Hospital de Messejana a receber um suporte circulatório mecânico. O agricultor se recupera bem. Entretanto, Lula explica que a máquina serve para aqueles pacientes cujo coração já não responde a medicamentos, e não pode mais esperar por um transplante.

Lula Morais afirmou que a o trabalho desenvolvido no Hospital de Messejana sob a coordenação do médico cirurgião Juan Mejia é referência não só para o Brasil, como para todo o mundo. Conforme o parlamentar, desde 1997, quando foi criada a Unidade de Transplante do hospital, foram realizados 207 transplantes de coração, sendo que 48% dos pacientes estão vivos.

Ele destacou ainda que nos dias 7, 8 e 9 de outubro, um workshop será realizado em Fortaleza para discutir os avanços e as necessidades do transplante cardíaco e assistência circulatória mecânica.

Greve dos Médicos Residentes

Lula Morais se solidarizou com os médicos residentes que continuam em greve. Eles reivindicam reajuste no valor da bolsa auxílio, que está congelada há quatro anos, além de adicional por desempenhar funções de risco, auxilio moradia e alimentação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL