Eleitor pode tirar segunda via do título até 23 de setembro

Quem perdeu o título de eleitor tem ainda até o dia 23 de setembro para solicitar a segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral. Em Fortaleza, o atendimento acontece de 8h às 17 horas, na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral, localizada na avenida Almirante Barroso 601, Praia de Iracema. No interior do Estado o horário de atendimento será definido pelo juiz de cada localidade.

O diretor do Departamento Legislativo da Assembleia cearense, Carlos Alberto Aragão, destacou a importância da ampliação do prazo para que as pessoas possam participar das eleições de outubro. “Muitas pessoas desconheciam que nesta eleição não poderiam votar apenas com a identidade, como antes, e deixariam de votar. Por isso, a procura pela segunda via tem sido tão grande”, ressaltou Carlos Alberto.

Para votar este ano o eleitor deverá apresentar o título eleitoral e um documento oficial com foto. A exigência foi introduzida pela Lei nº 12.034/2009, conhecida como minirreforma eleitoral. Quem estiver cadastrado na Justiça Eleitoral pode pedir a reimpressão do título e regularizar a sua situação.

A nova exigência tem aumentado a demanda pela segunda via de títulos eleitorais. A Central de Atendimento ao Eleitor tem recebido uma média de 550 pessoas por dia e até 23 de setembro funcionará inclusive aos finais de semana (sábado e domingo), sem intervalo para o almoço. O atendimento é rápido e sem burocracia. Para receber a segunda via do título, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade) e fotocópia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL