“A Mimo deve muito a Luciana”

A Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), que começa dentro de uma semana, vai para a sua sétima edição e, apesar do pouco tempo, já se consolidou como um dos principais eventos culturais do estado. Mas tirar do papel a ideia de fazer das igrejas barrocas palcos da boa música e arrastar multidão pelas ladeiras do Sítio Histórico, como um carnaval erudito, não foi fácil.

Luciana Santos

“Cheguei a pensar em desistir do projeto no primeiro ano. Não desisti porque Luciana me incentivou bastante, me deu muita força para continuar”, explica a criadora e produtora da Mostra, Lu Araújo. “Aliás, a Mimo não existiria se não fosse o carinho e a atenção que Luciana deu ao evento. A Mimo deve muito a ela”.

Na correria para os ajustes finais da Mimo 2010, Lu arrumou um tempo para dar entrevista e falar também da expectativa que tem a respeito da candidatura de Luciana Santos a deputada federal.

“É superimportante a presença feminina na política, a mulher tem um olhar diferenciado para os problemas. Mas a importância da eleição de Luciana é maior do que a questão da mulher em si. Ela é uma pessoa muito preparada, uma gestora de extrema seriedade”, comentou.

Para Lu Araújo, a ex-prefeita de Olinda deveria, inclusive, ser aproveitada no futuro governo de Dilma. “Luciana está prepara até mesmo para assumir um cargo maior. Ela tem muita sabedoria e controle da situação. Nunca vi Luciana perder o equilíbrio”, avaliou.

Como a Mimo começou

Paulista de nascença, carioca de residência e olindense de coração, Lu Araújo teve a ideia de fazer um evento musical num dos carnavais em que veio passar em Olinda. “Só não sabia exatamente como, conhecia poucas pessoas por aqui, não tinha contatos com os produtores locais”, conta.

Em 2004, num encontro de países de língua portuguesa, realizado em Évora, em Portugal, a produtora se encontrou com a então prefeita de Olinda e contou a respeito da sua ideia. “Ela me olhou nos olhos e disse: ‘faça o projeto e leve pra mim’”, recorda.

Lu voltou ao Brasil, preparou o projeto e levou para Luciana analisar. “Ela aprovou, me explicou que a cidade que não teria como bancar financeiramente, mas se colocou à disposição para ajudar como fosse possível e abriu o caminho para que eu pudesse captar a verba”.

Mas a captação não foi suficiente para realizar a Mimo do jeito que Lu havia planejado. Ela pensou em desistir. “Foi quando Luciana falou que eu deveria levar adiante assim mesmo, que a Mimo começaria pequena, mas iria crescendo aos poucos. Foi o que aconteceu”, lembrou a produtora.

Fonte: www.luciana6513.com.br