José Cícero – O Cansaço e a importância do Cariri Cangaço 2010

.

Cariri Cangaço 2010

Em tempos magros de boas ideias essencialmente voltadas para a preservação da memória histórica dos oprimidos, o Cariri cearense dá um grande exemplo para o Nordeste e o resto do país com a promoção do Cariri Cangaço. Uma iniciativa que aconteceu em cinco cidades da região: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora.

Agora na sua 2ª edição, o evento teve como tema – Coronéis, Beatos e Cangaceiros tendo reunido na região entre os dias 17 e 22 de agosto notáveis estudiosos e entusiastas da temática cangaceirista.

Foi uma iniciativa das mais singulares e fundamentais para a preservação da história do cangaço nordestino e os seus principais desdobramentos, como um dos mais significativos fenômenos sociais do interior nordestino.

Uma ideia que eleva, resgata, valoriza e engrandece a historiografia dos chamados 'sertões dos esquecidos'. Uma oportunidade em que a sociedade contemporânea é chamada a esmiuçar e compreender o que na verdade aconteceu no tempo do Cangaço. Com especialidade a saga de Lampião, o poder dos coronéis, assim como o fanatismo messiânico. Tudo junto como uma característica particular dos sertões do Brasil, além de outros temas afins que marcaram profundamente a história destes grotões interioranos.

Afinal de contas, podemos muito bem afirmar que foi a partir desses acontecimentos emblemáticos, a exemplo de Lampião, o rei do Cangaço, que o sertão pela primeira vez na história passou a ser visto com maiores preocupações e seriedade pelos "homens" da capital.

Por tudo isso, diríamos que a realização do Cariri Cangaço joga um papel de destaque na formação da nova e moderna concepção social de um Nordeste diferente, justo e soberano para a sua gente forte destemida e, em particular para os sertanejos que, de algum modo, ainda hoje se ressentem das incompreensões e indiferenças por parte dos poderes e das elites, sobretudo do litoral.

De parabéns estão todos aqueles que de alguma maneira contribuíram para que este acontecimento cultural pudesse acontecer como aconteceu: com pleno de sucesso. Muito especialmente pela determinação e ousadia desta figura incansável; um baluarte chamado Manoel Severo.

Depois de extensos e cansativos dias de atividades entre debates, viagens e seminários, pude presenciar no seu encerramento em Juazeiro (por exemplo) o quão cansativo foi para a organização.

Mas creio que o sucesso de mais esta empreitada “severiana” e lampiônica confortou a todos, malgrado a ardorosa caminhada de seis longos dias e noites que igualmente se transformaram num roldão festivo e informativo. Um verdadeiro brinde ao conhecimento e à história, notadamente aquela escrita pelos oprimidos e não apenas pelos vencedores…

Em nome da prefeitura municipal de Aurora e da Secretaria de Cultura quero aqui expressar nossos votos de sinceros parabéns a todos que fazem parte da organização do Cariri Cangaço na pessoa de Manoel Severo, na ânsia de que no próximo ano tudo possa ocorrer novamente com o mais absoluto dos êxitos. Simplesmente porque o Cariri precisa e os caririenses merecem.

José Cícero é Professor, pesquisador e poeta

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho