Sem categoria

Brasil participa da Conferência Mundial de Juventude no México

O Brasil participa da 1a Conferência Mundial de Juventude, iniciada ontem (23) e que prossegue até a próxima sexta-feira (27), na cidade de León, no México. O evento reúne jovens e representantes da sociedade civil, governos e parlamentos de 194 países para um amplo debate sobre as políticas juvenis em todo o mundo. O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, estão na Conferência, onde participam do Fórum de Governo.

A Conferência do México pretende estimular novos esforços para que os jovens sejam protagonistas no processo de desenvolvimento, não só nos países das Américas, mas em todo o mundo.

Segundo Beto Cury, para que isso ocorra, de fato, é preciso que todos os governos, em parceria com a sociedade civil, busquem soluções para os problemas que afligem os jovens e desenvolvam ações que lhes assegure, entre outros, o direito à educação, saúde, trabalho e oportunidades de participação efetiva na construção das políticas públicas.

O encontro no México marca as comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude, com o objetivo de estimular o diálogo entre gerações e incentivar os jovens a promoverem o progresso, com ênfase nas Metas do Desenvolvimento do Milênio.

A Conferência Mundial de Juventude, no México, foi precedida da Pré-Conferência das Américas, organizada pelo Brasil a pedido do governo mexicano, em reconhecimento à atuação do país nessa área.

O evento foi realizado em maio de 2010, na cidade de Salvador (BA), com a presença de 26 países das Américas, além da Espanha e França, que participaram na condição de observadores.

O encontro resultou em um documento intitulado "Carta de Salvador", que elenca as propostas dos países das Américas para a Conferência Mundial. A carta reuniu propostas focadas na gestão das políticas nacionais de desenvolvimento; enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; Trabalho e Emprego; Educação; Acesso dos Jovens à Tecnologia e Inovação; Saúde como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos Direitos Humanos; desenvolvimento sustentável; integração internacional; participação cidadã e associativismo, além da cooperação internacional da juventude.

De Brasília
Com agências