Audiência pública discutirá residência médica no Ceará

A Assembleia Legislativa vai realizar, nesta quarta-feira (25/08), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões da Casa, audiência pública sobre a atividade de residência médica no Ceará. O debate, que será realizado pela Comissão de Seguridade Social e Saúde, foi solicitado pelo deputado João Ananias (PCdoB). Existe, hoje, em âmbito nacional, uma reivindicação por uma maior valorização dos médicos residentes.

Médicos em greve

Entre as principais reivindicações dos médicos residentes estão o reajuste de 38,7% da bolsa-auxílio e o adicional de insalubridade. O movimento é nacional e no Ceará, a categoria é representada por cerca de 500 médicos. Os residentes atuam nos hospitais públicos de Fortaleza e ainda em Sobral e região do Cariri.

O deputado João Ananias ressalta que durante um período que varia de dois a seis anos, a depender da especialidade pretendida, o residente recebe treinamento prático intensivo supervisionado em serviço, dentro de uma carga horária de 60 horas semanais regulamentadas por lei. Ele acrescenta que para “essa longa empreitada”, o vencimento mensal bruto é de R$1.916,45. “Esse valor fixado ainda encontra-se congelado desde emenda legal feita em 2006. Embora tenha recebido inúmeras emendas e decretos a lei é defasada em muitos pontos de sua redação, o que os faz ficar reféns de lacunas existentes nas diversas outras legislações vigentes”, esclarece o deputado.

O parlamentar pondera que o médico residente já concluiu o curso de Medicina, habilitou-se no conselho regional de classe para exercício legal da profissão, e prestou uma nova seleção pública a fim de garantir sua especialização e aprimoramento entre as mais de 50 especialidades médicas asseguradas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por todas essas etapas que a categoria precisa passar é que se reivindica maior
valorização, ressalta ele.

Para o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Ceará, Felipe Távora Sydrião, o movimento grevista nunca é a melhor solução, principalmente em se tratando de saúde pública, mas a remuneração que os residentes recebem está defasada.

No último dia 17, os médicos residentes fizeram um ato político na Assembleia Legislativa. Eles lotaram as galerias do Plenário 13 de Maio. A residência médica é a única forma de pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação pelo qual um médico pode obter título de especialista em qualquer área da medicina. João Ananias manifestou apoio a luta dos residentes e usou seu tempo no Plenário em defesa do movimento dos médicos.

Para o evento, a Comissão de Saúde da Casa convidou representantes da Secretaria de Saúde do Estado; Secretaria de Saúde de Fortaleza; Conselho Regional de Medicina; Sindicato dos Médicos; Centro Médico Cearense; Hospital Universitário Walter Cantídio; Associação dos Residentes Médicos no Ceará; Maternidade Escola Assis Chateurbriand; Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza; Instituto José Frota (IJF), além de outras instituições de Sobral, Crato e Barbalha.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL / Assessoria do Deputado João Ananias