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Gonzalez: mídia dá tiro pela culatra com "Dilma guerrilheira"

A revista Veja da semana passada trouxe um perfil do marqueteiro João Santana, que faz a campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff. Surpreendentemente, apesar de estar nas páginas fétidas do panfleto direitista da Abril, a matéria é neutra, não bate em Santana, pelo contrário, tem um tom até certo ponto positivo.

Por Cláudio Gonzalez, em seu blog Papillon

Dilma guerrilheira

A certa altura do texto, revela-se que um dos temores de Santana e do comando da campanha de Dilma é que os adversários consigam emplacar uma “direitização” do debate eleitoral, impondo na agenda da campanha temas como aborto e a participação de Dilma na luta armada contra a ditadura.

Coincidência ou não, na mesma semana, a revista Época trouxe como matéria de capa uma reportagem sobre o “passado” de Dilma, destacando sua participação na resistência armada à ditadura e deixando no ar questionamentos sobre até que ponto a candidata petista envolveu-se com as ações ditas “criminosas” dos grupos de esquerda.

Apesar da Época ser do grupo Globo, a reportagem não teve muita repercussão na mídia grande. Por incrível que pareça, a maior repercussão foi na blogosfera, que tratou rapidamente de denunciar a revista e sua tentativa de “direitização” da campanha. Esta mobilização da blogosfera transformou a iniciativa da Época num verdadeiro tiro pela culatra.

Um indício visível desta inversão — impensável em outro período, quando a internet não existia ou estava apenas gatinhando — é que os internautas se apropriaram da interessante ilustração feita para a revista com o rosto da Dilma jovem estilizado para fazer a contra-ofensiva.

O desenho é do ilustrador Sattu, e reproduz um estilo que tornou-se notório através do trabalho do artista gráfico e ex-grafiteiro norte-americano Shepard Fairey, o mesmo que fez o ícone da campanha de Obama. A obra de Andy Warhol e cartazes comunistas da extinta União Soviética servem de referência para seu trabalho.

Apesar de originalmente feito para um uso editorial contrário a Dilma — o ilustrador não tem culpa disso, ele só fez seu trabalho —, o resultado estético da ilustra de Sattu foi bem interessante. E, no dia seguinte, centenas de simpatizantes de Dilma estavam trocando seus avatares do Twitter pelo desenho da Dilma estilizada. O desenho também já ilustra perfis no Orkut, Facebook e outras redes sociais. Banners e cartazes virtuais também foram ilustrados com ele. E camisetas com o desenho já podem ser vistas entre militantes pró-Dilma.

Até uma animação muito bacana disponibilizada no YouTube explora a identidade visual usada por Época para fazer a defesa de Dilma. Veja abaixo



O poder da blogosfera

Esta movimentação toda em torno de uma simples reportagem de revista é mais uma demonstração clara de que a mídia grande já não fala mais sozinha. Com a ajuda da blogosfera, a “Dilma terrorista” que a oposição direitista quer pintar vai se tranformando aos poucos no discurso “Dilma guerreira”, favorável à candidata.

Por essas e por outras, é que Serra reclamou publicamente, durante evento dos barões da mídia, dos “blogs sujos” que pegam no seu pé e lhe fazem oposição.

O encontro de blogueiros progressistas, do qual o Papillon participou com entusiasmo, pode parecer mais um dos muitos encontros que a esquerda patrocina. Mas não é. É muito mais, Vai muito além. É um encontro não só inédito, mas histórico, pois marca o ponto inicial da organização de uma turma que, dispersa, já consegue promover muitos ruídos na comunicação tradicional. Unida e organizada, poderá fazer um barulho muito maior e, quem sabe, até ser ouvida fora dos limites virtuais da internet.