Candidatos defendem reforma do sistema educacional do País

Sindicalistas e professores da rede pública e particular de ensino participaram quinta-feira (19) de mais uma rodada de debates promovidos por Luciana Santos e Luciano Siqueira (PCdoB), candidatos à deputada federal e a deputado estadual, respectivamente visando recolher subsídios para suas plataformas parlamentares.

Luciano Siqueira

O debate girou em torno do tema Educação, tendo como eixos a valorização profissional, democratização do ensino superior e o fortalecimento do ensino médio.

Segundo Luciano, as propostas apresentadas no encontro “são elementos para a reforma do sistema educacional dentro do pressuposto de que elas não serão alteradas”. Ele também avaliou a necessidade de o País discutir e implementar as seis reformas estruturais. “É importante enfatizar as reformas política, tributária, da educação, urbana, agrária e dos meios de comunicação, das quais a principal é a reforma tributária, porque a partir daí podemos pagar menos impostos e financiar as demais reformas entre elas a da educação”, afirmou.

Para o candidato, a agenda do País mudou e a educação tem que se adequar a essa nova realidade desde o ensino básico até a universidade. “O diálogo entre a academia e a vida é o fio condutor para a busca da solução desses problemas, que são complexos. A educação significa investimento público maciço e eu e Luciana estamos comprometidos com isso”.

Luciano lembrou ainda o novo projeto de desenvolvimento em curso no País e a importância das eleições gerais de outubro próximo; “A candidata à presidência da República, Dilma Rousseff tem capacidade de administrar o Brasil e avançar nas mudanças, mas para isso precisa ter no Congresso Nacional parlamentares comprometidos com esses avanços, daí a necessidade de elegermos Luciana, Armando e Humberto para representar Pernambuco.”

LUCIANA SANTOS

Ao iniciar sua palestra, Luciana Santos agradeceu a presença de mais de 70 pessoas que compareceram ao encontro. “É muito bom ter vocês aqui ajudando a construir uma plataforma parlamentar”, disse. Para ela, “o nível cultural da nossa gente é angustiante e precisamos dar um salto nesse aspecto. A questão cultural está diretamente ligada aos meios de comunicação e não daremos um salto no nível cultural do nosso povo, se não tivermos os meios de difusão desse conhecimento. Os Pontos de Cultura deram uma boa contribuição nesse sentido, mas ele precisa se associar à política educacional e assim a gente possa oferecer cultura ao povo brasileiro. Por isso é importante aprovarmos as seis reformas”, defendeu a candidata.

Fonte: www.lucianosiqueira.com.br