Bancários do Ceará lançam Campanha Nacional 2010

Grande manifestação agitou o Centro de Fortaleza, na última sexta-feira (20/08), com o lançamento da Campanha Salarial dos Bancários deste ano. O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) colocou o bloco na rua, literalmente, com trio elétrico, escola de samba, alegorias, bandas de música e muitos manifestantes mostrando à sociedade as reivindicações da categoria em 2010 e pedindo apoio à população para sua luta.

Manifestação Bancários do Ceará

A grande manifestação parou um dos principais corredores bancários de Fortaleza, a Rua Barão do Rio Branco, Centro. A concentração aconteceu na esquina com Avenida Duque de Caxias, na frente do Banco do Brasil da Praça do Carmo.

Diretores do Sindicato percorreram as agências da região distribuindo materiais, para dialogar com os bancários e a população, explicando os motivos dos protestos e da luta que começa a ganhar as ruas de todo o País. Este ano a campanha tem como tema "Outro banco é preciso. Pessoas em primeiro lugar”.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, explicou a importância da movimentação no lançamento da Campanha 2010: “Apresentar à sociedade cearense a organização dos bancários e iniciar um processo mais forte de mobilização dos bancários para que a gente tenha a clareza para sociedade de que nós estamos cumprindo nosso papel de levar o debate para rua e de mostrar o que os bancos têm que mudar para poder melhorar o atendimento e melhorar as condições de vida dos trabalhadores”. Carlos Eduardo também apresentou qual é o atual momento da Campanha dos Bancários. “A gente já entregou a pauta de reivindicações Fenaban, e vai ter negociação esta semana, discutindo o calendário e o tema de saúde da nossa campanha”, disse.

Reivindicações

As principais reivindicações dos bancários são as seguintes: reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real); participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil para cada funcionário; piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88); mais contratações; garantia de igualdade de oportunidade com a ampliação de contratações de mulheres, negros e pessoas com deficiência; reversão das terceirizações; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral; promoção da saúde da mulher; assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros ou extorsões; adicional de risco de vida de 30% para agências, postos e tesouraria; regulamentação do papel social dos bancos; e fim dos correspondentes bancários.

Negociação

Saúde e condições de trabalho serão os temas da primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, marcada para a esta terça-feira 24/8, a partir das 15h, em São Paulo. A data foi acordada entre os representantes dos trabalhadores e dos banqueiros.

Fonte: SEEB/CE