Sem categoria

Sabujo de Serra, Roberto Freire exalta as favelas de São Paulo

O presidente do PPS e candidato a deputado federal, Roberto Freire, afirmou depois do debate entre os candidatos à Presidência da República nesta quarta-feira (18) que as favelas de São Paulo são “um pouco melhores” que as do resto do Brasil. A declaração do aliado de José Serra (PSDB) foi uma resposta a um dos momentos polêmicos do debate promovido pela internet entre os presidenciáveis.

Por João Peres, na Rede Brasil Atual

Marina Silva (PV), ao falar de habitação, lamentou que Serra tenha exibido em seu programa de televisão uma "favela virtual", lembrando ao tucano que há muitas favelas reais e em péssimas condições no estado de São Paulo para serem mostradas. O ex-governador afirmou na sequência que “vale a pena” visitar favelas como Heliópolis e Paraisópolis, consideradas pela gestão tucana como modelos de mudança no setor de habitação.

Ao fim do debate, quando questionado a respeito, Freire argumentou: “Quero dar um testemunho. Conheço favela pelo Brasil afora. Gostaria que as favelas não existissem. Mas, se existissem, que se aproximassem das de São Paulo. Digo com toda franqueza. Por que as pessoas vêm para cá? Por que quando chega a São Paulo tem mineiros, nordestinos, brasileiros de todos os quadrantes? Porque aqui teve desenvolvimento.”

O presidente do PPS considera que mostrar os problemas de São Paulo, como se os demais estados do Brasil estivessem melhores, “é algo meio doentio”. “Sou do Recife, conheço as favelas de lá e sei que são muito piores que aqui (…) Não sei onde está a pior. E pelo que conheço do Brasil a de São Paulo é um pouco melhor. Lamentavelmente uma desgraceira, mas melhor que as desgraceiras que temos pelo Brasil afora”, acrescentou.