ICID+18 inicia debate sobre desertificação para Rio+20

Durante a solenidade, o governador do Ceará destacou o incentivo a projetos de sustentabilidade, como a produção de energias renováveis.

Solenidade de abertura da 2a Icid

O Governador Cid Gomes participou na manhã desta segunda-feira (16/08), da abertura da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID+18, que segue até sexta-feira (20), no Centro de Convenções do Ceará . Na ocasião, foi lançada, oficialmente, a Década sobre Desertos e de Combate a Desertificação. A solenidade teve a presença do secretário-executivo da Convenção de Combate à Desertificação da ONU, Luc Gnacadja; de representantes dos ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e das Ciências e Tecnologia; do vice-governador, Francisco Pinheiro, e de representantes de vários estados brasileiros.

Durante o evento, será elaborada a Declaração de Fortaleza, conjunto de ações estratégicas que será apresentada para a agenda da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que acontecerá em 2012. Para o diretor da ICID+18, Antonio Rocha Magalhães, a Conferência será um marco na discussão sobre desertificação. “Durante a semana, estaremos debruçados sobre as questões do semiárido brasileiro e de todas as regiões secas do planeta. Discutiremos medidas de desenvolvimento e sustentabilidade, a partir do diálogo entre cientistas autoridades”, anuncia.

A expectativa é de que a ICID+18 reúna cerca de dois mil participantes de mais de 50 países que possuem regiões áridas ou semiáridas, além de instituições internacionais, universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. Durante os cinco dias de programação, estudiosos vão estar voltados para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta.

De acordo com o governador Cid Gomes, as discussões da Conferência devem conciliar temas ambientais e desenvolvimento econômico. “No Ceará, estamos empenhados no incentivo a projetos de sustentabilidade, que gerem emprego e renda aliados à preservação do meio ambiente do semiárido”. Como exemplo, o governador citou os investimentos em produção de energias renováveis. “O Estado já atingiu a marca de 500 megawatts implantados, o que representa 40% da atual demanda do Ceará”, comemora, acrescentando ainda que o potencial de geração chega a 25 mil megawatts.

Transmissão em tempo real

Os internautas de todo mundo já podem assistir, em tempo real, as plenárias e discussões levantadas nos painéis da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, ICID +18.

Para acompanhar as atividades da ICID, os interessados devem acessar a página da Conferência: www.icid18.org. O link também estará disponível nos sites do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) www.cgee.org.br, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) www.iica.org.br.

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, o Governo do Ceará e outras entidades governamentais e de pesquisa nacionais e internacionais, termina na sexta-feira, dia 20/08.

Delegação do Parlasul

Representantes do Parlamento do Mercosul também estão participando em Fortaleza da ICID+18. O evento tem entre seus objetivos gerar informações para subsidiar governos na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, especialmente no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas.

A participação da delegação do Parlasul na ICID 18 foi uma proposta de disposição apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e aprovada na última reunião do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, no dia 9 de agosto. O parlamentar representa o Senado Federal brasileiro no evento, ao lado do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

Acesso a água potável pode ir para a Constituição

Os membros do Parlamento integram as Mesas de Diálogo Parlamentar, atividade organizada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional Brasileiro. São três mesas, nas quais os parlamentares interagem com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de organizações da sociedade civil, de cientistas e pesquisadores.

A primeira delas, sob a temática "Parlamento e sociedade", ocorreu na tarde desta segunda (16.08). De acordo com o senador Inácio Arruda, o debate serviu para explicitar o sentimento das comunidades locais em relação ao semiárido. Ficou claro, de acordo com o senador, que as comunidades que vivem nesse bioma querem políticas que permitam o desenvolvimento sem mais degradação do meio.

“O caso do Nordeste brasileiro é exemplar. As pessoas que vivem nessa região não querem sair, elas querem a melhoria de sua qualidade de vida. E, para isso, fazem exigências muito pontuais, como a garantia da água e o conhecimento das tecnologias sobre o uso do solo”, disse.

Inácio Arruda ressaltou que a possibilidade de troca de experiências com parlamentares de outros países da América Latina que enfrentam problemas semelhantes será positiva para toda a região. Ele informou que das Mesas de Diálogo Parlamentar sairá um documento que será remetido ao Conselho Diretor da Conferência.

Programação Mesas de Diálogo Parlamentar

Dia 17 de agosto

Manhã: Ação Parlamentar para o Desenvolvimento sustentável: Diálogo com Órgãos do sistema ONU
Local – Bloco B – Sala 5

Tarde: Clima de Desenvolvimento Sustentável
Local – Bloco B – Sala 5

Para saber a programação completa, acesse o site: www.icid18.org

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo / Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda