Sessão solene na Assembleia em homenagem ao Dia do Estudante

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde da última sexta-feira (13/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Estudante – transcorrido em 11 de agosto. A homenagem foi solicitada pelos deputados do PCdoB João Ananias e Lula Morais e pelo parlamentar petista Artur Bruno, que presidiu a sessão.

Solenidade Dia do Estudante

Bruno abriu os trabalhos falando da satisfação da Casa em estar recebendo os estudantes da rede de ensino pública e privada do Ceará. Ele falou, ainda, da importância da data e enalteceu o papel dos estudantes na sociedade. “Os grandes movimentos políticos tiveram a participação dos estudantes e das entidades representativas do Brasil”, disse.

João Ananias, por sua vez, destacou a vinda da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) para o Ceará e defendeu o projeto de lei n°5940, que regulamenta o Fundo Social do Pré-Sal, para destinar 50% dos recursos para a educação no País. “Vivemos em uma sociedade permeada pela desigualdade social. Mas quando a gente ouve o grito de vocês (jovens), renovamos a esperança de continuar construir uma sociedade mais fraterna e mais solidária”, disse João Ananias.

De acordo com Lula Moraes, o atual Governo do País tem implantado políticas públicas para a juventude que estão possibilitando que o jovem possa cada vez mais se capacitar e se qualificar para ajudar a construir o Brasil. “O papel que vocês desempenham na história do País é fundamental para que sejam alcançados os objetivos de liberdade, de uma sociedade igual para todos”, afirmou.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) falou das ações do Governo Luiz Inácui Lula da Silva em prol da educação no Brasil. Entre elas, ele ressaltou o Programa Universidade para Todos (Prouni): “as escolas públicas são formadas por uma juventude pobre. Lula enfrentou as elites conservadoras e criou o Prouni, que deu a essa juventude a oportunidade de ter acesso ao ensino superior”.

Foram homenageados o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), o senador Inácio Arruda e o professor Antônio Ferreira dos Santos. A honraria também foi dada à União Nacional dos Estudantes (UNE), ao Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE (Cuca-UNE), à Associação Nacional dos Pós-Graduados (ANPG) e à União Brasileira dos Estudantes Secundários (Ubes). Cada entidade foi representada por um estudante.

Participaram da sessão os estudantes: Vinicius França, representante da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (Aces); Tony Campos, representante da União dos Estudantes de Maracanaú (UEM) e Renata Rodrigues, presidente do DCE da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Além deles, estavam presentes à cerimônia o vereador de Juazeiro do Norte, Antônio Ferreira dos Santos (PCdoB) e dezenas de estudantes de escolas públicas e privadas da Capital.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL