ICID+18 começa nesta segunda-feira (16) em Fortaleza

Para a Conferência são esperados cerca de dois mil participantes do mundo inteiro. A ICID+18 acontece em Fortaleza, de 16 a 20 de agosto e será uma contribuição para a Rio + 20 – a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012. A ICID 2010 reunirá formuladores de políticas públicas, cientistas e membros da sociedade civil para promover o desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas do mundo.

2a Conferência Icid

Começa nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, a Segunda Conferência Internacional Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID+18. A abertura oficial do evento será no auditório principal do Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, e terá a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes.

Também estarão presentes na solenidade, o secretário-executivo da Convenção de Combate à Desertificação das Nações Unidas, Luc Gnacadja, e representantes das instituições que fizeram eventos preparatórios para a ICID+18. Durante o evento será lida uma mensagem do Presidente Lula para a Conferência e lançada a Década sobre Desertos e de Combate à Desertificação, pela Onu.

Antes da abertura oficial, será divulgado o relatório das reuniões preparatórias para a Conferência. O documento é uma síntese das reuniões que aconteceram no continente africano, nos Estados Unidos e no Brasil, e tiveram a participação de cientistas, gestores públicos e representantes de organizações não-governamentais.

ICID+18

O evento é uma contribuição para a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que acontecerá em 2012. Para o evento, são esperados cerca de dois mil participantes de mais de 50 países, entre aqueles que possuem regiões áridas ou semiáridas, além de instituições internacionais, universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. Durante os cinco dias de programação, estudiosos vão estar voltados para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta.

Entre os temas que serão abordados durante a Conferência estão: “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas regiões semiáridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”.

A ICID 2010 ocorre 18 anos após a realização da primeira. Em 1992, a primeira ICID deu voz a pessoas de áreas áridas durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro.

Semiárido em números

35% da população mundial moram em terras áreas e semiáridas, que cobrem, por sua vez, 41% da superfície do planeta, coincidindo fortemente com o mapa de pobreza do mundo. Nestas regiões são produzidas mais de 20% dos alimentos do mundo. No Brasil, a desertificação só cresce e gera perdas de US$ 5 bilhões anuais e afeta negativamente a vida de mais de 15 milhões de pessoas.

Focando nas ligações entre políticas, conhecimento e prática, a ICID 2010 quer contribuir para transformar intenções em resultados práticos de desenvolvimento.
Além de discussões, a programação também abre espaço para a apresentação de experiências exitosas sobre os temas tratados, como desertificação e estiagem (seca).

O encontro deste ano será organizado em quatro áreas temáticas:

Informações Climáticas
Informações sobre variabilidade e mudanças climáticas e questões ambientais locais e regionais – previsão e cenários.

Clima e Desenvolvimento Sustentável
Segurança humana, redução de vulnerabilidade, bem-estar e desenvolvimento – modelagem, quantificação e ações em vulnerabilidade, impactos e adaptação.

Governança e Desenvolvimento Sustentável
Representação, direitos, equidade e justiça em face da variabilidade e das mudanças climáticas – monitoramento e melhoria dos padrões de governança em terras áridas e semiáridas.

Processos de Políticas Públicas e Instituições
Processos de políticas públicas – formulação, implantação, monitoramento e desempenho de políticas públicas voltadas à adaptação e desenvolvimento sustentável. Lições e experiências.

A ICID 2010 irá gerar, publicar e apresentar recomendações para orientar análises e formulação de políticas públicas de caráter global, regional, nacional e local na tentativa de reduzir a vulnerabilidade e melhorar a vida de pessoas que vivem em terras áridas do planeta.

Para saber a programação completa, clique aqui

Serviço

Icid+18: Conferência sobre questões do semiárido

Período: 16 a 20 de agosto
Local: Centro de Convenções Edson Queiroz (Av. Washington Soares)

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também: Delegação do Parlasul participa da ICID 18 em Fortaleza