PCdoB/CE reforçará mobilização partidária para as Eleições

 Os membros do Comitê Estadual do PCdoB cearense estiveram reunidos neste sábado (14/08), na sede do partido em Fortaleza, participando da última reunião antes das eleições deste ano.

Além de fazer um balanço coletivo das campanhas do Partido e dos aliados, os comunistas também ratificaram as metas de eleger Dima Rousseff (PT) Presidente, reeleger Cid Gomes (PSB) Governador, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) Senadores além de dobrar a bancada de parlamentares comunistas tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa cearense.

Leia também:

Há poucos dias antes do início das transmissões dos programas políticos eleitorais, os membros do Comitê Estadual do PCdoB cearense se reuniram para avaliar a primeira fase das campanhas e potencializar os trabalhos para o segundo período que se inicia com a massificação da propaganda eleitoral.

Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB no Ceará, comparou o período eleitoral a uma guerra. Usando metáforas, o dirigente comunista explicou que, assim como em batalhas, o comando militar tem que se reunir para definir diretrizes. “Nosso partido é o único que faz esse tipo de reunião em plena guerra. Temos que ter consciência das perspectivas da vitória como também socializar nossas dificuldades. Todas as campanhas passam por isso”, ratifica.

Assim como na guerra em que o comando é responsável tanto pela derrota quanto pela vitória, comparou Patinhas, o Comitê Estadual também é o responsável pelo êxito ou não das campanhas eleitorais do Partido. “É nosso dever dar orientação política e garantir a participação efetiva dos membros do Comitê Estadual nas campanhas”, avalia.

O presidente do PCdoB cearense avalia que este momento é decisivo nas campanhas. “Estamos entrando na segunda e importante fase, período em que começam as veiculações dos programas eleitorais no rádio e na televisão. Esta fase é a de massificação, quando precisamos de um pique maior e quando o povo passa a se envolver efetivamente com as campanhas”, considera Patinhas. Para o dirigente, este é o momento de se concretizar as ações planejadas. “É preciso ter foco e se concentrar nisso. Cada campanha deve concretizar este foco na agenda, nas atividades do candidato”, reforça.

Outro ponto importante reforçado por Patinhas foi a amarração dos votos. “Se a gente consegue amarrar mil votos e cada um desses arranja mais três, saltamos para três mil votos. Esta estratégia é importante para dar mais força às campanhas”, considera.

Ventos favoráveis

Segundo Patinhas, os ventos nunca foram tão favoráveis às forças progressistas no Brasil e no Ceará. Citando a recente pesquisa divulgada pelo Datafolha em que Dilma aparece com ampla vantagem na frente do tucano José Serra (PSDB), o comunista fez um apanhado do panorama nacional. “Se até o Datafolha já admite a força de Dilma apresentando dados que a candidata está a 8 pontos percentuais na frente de Serra, isto mostra que o cenário é bastante positivo”, considera. Patinhas reforçou ainda que o candidato tucano também está em queda em estados como Mias Gerais e Rio Grande do Sul. Já no Nordeste, a popularidade do Presidente Lula aponta como grande ferramenta para a transferência de votos para Dilma.

Perspectivas no Ceará

O cenário local, de acordo com o presidente estadual do PCdoB, também é bastante favorável. “O primeiro governo de Cid Gomes foi marcado por realizações e pela implantação de projetos estruturantes. Com isso ele ganhou a confiança do povo”, avalia. Patinhas mostra-se bastante otimista quando ao número de votos que Cid Gomes deverá receber nestas eleições. “Considero que irá ultrapassar o índice alcançado na eleição passada”.

Já na disputa para o Senador, Patinhas acredita que será um cenário mais disputado. “a última pesquisa aponta uma vitória de Tasso Jereissati, mas temos sim plenas condições de derrotá-lo nas urnas. Sabemos que 65% do eleitorado cearense vota em candidatos indicados pelo Presidente Lula e ainda que 50% dos eleitores do estado ainda não decidiram em quem votar para Senador”, argumenta reforçando: “Derrotar Tasso nas urnas será uma conquista significativa não só para o Ceará mas para todo o Brasil”.

O cenário para a disputa de Deputado Federal, segundo Patinhas também mostra-se favorável. De acordo com o dirigente comunista, deverão ser eleitos mais de 16 candidatos, dentre eles, Chico Lopes e João Ananias. “Eleger dois federais é o nosso compromisso com o plano nacional do PCdoB. Sabemos que não será fácil, mas temos todas as condições pra isso”, ratifica Patinhas ao relembrar que este será o primeiro pleito que o Partido concorrerá após fazer parte diretamente do Governo do Estado, assumindo uma secretaria estratégica como é a de Saúde.

Com campanhas direcionadas tanto para a capital quanto para o interior do estado, Patinhas enumera vantagens nos dois eixos. “Reforço novamente que temos que ter foco. Em Fortaleza a característica das campanhas dos nossos federais deve ser a popular. Devemos apostar no voto independente, da classe média. Devemos estar presentes nas Universidades, junto aos trabalhadores, com os funcionários públicos, profissionais liberais e movimentos sociais como um todo”, defende.

Já a disputa para deputado estadual parece ser a mais acirrada. “Nosso projeto também é de dobrar a bancada comunista na Assembleia Legislativa. Para isso nossos candidatos têm que fazer juntos 180 mil votos”, contabiliza Patinhas. O dirigente comunista vê a ajuda dos candidatos a deputados federais como fundamental. “Eles estão colaborando para o engrandecimento destas outras campanhas”, considera.

Sobre as dificuldades das campanhas, Patinhas ressaltou a arrecadação de recursos. “Estamos percebendo uma imensa mercantilização de certas campanhas. Paga-se até pra colar adesivos em carros e pintar muros. Se por um lado temos esta desvantagem, por outro contamos com a força da nossa militância consciente que batalha pelo êxito de um processo eleitoral com a luta de ideias. Apesar das dificuldades com as quais nos deparamos, consideramos plenamente favorável alcançarmos nossos objetivos”, finalizou.

Durante a reunião deste sábado os membros do Comitê Estadual também aprovaram um comunicado onde resume o encontro e orienta a militância para a guerra eleitoral que se avizinha.

De Fortaleza,
Carolina Campos