Sem categoria

Vox Populi, Ibope e Datafolha divulgam novas pesquisas eleitorais

A realização de debates entre candidatos ao governo de 14 estados e do Distrito Federal, nesta quinta-feira (12), coincidirá com a divulgação de uma pesquisa Vox Populi para as eleições presidenciais. O instituto também promete levantamentos sobre as disputas ao governo em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (16), deve sair o resultado da pesquisa Ibope para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte. Também está prevista nova pesquisa Datafolha, que terminará, nesta sexta-feira (17), de colher as intenções de voto para as eleições presidenciais e ao governo de Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco.

Com 10.770 entrevistados, será a maior abrangência dessa pesquisa até agora. O Datafolha, instituto preferido do PSDB, deve registrar, pela primeira vez, a dianteira da presidenciável Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. O comando da campanha presidencial de José Serra espera uma vantagem de cinco pontos porcentuais de Dilma sobre o tucano.

O cenário eleitoral nos estados, por sinal, se tornou alvo de imensa preocupação para Serra, que vem perdendo fôlego em estados-chave para sua campanha. É o caso de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, que concentra 10,69% dos eleitores, atrás apenas de São Paulo (que concentra 22,31%).

Pesquisa do Instituto Sensus realizada de 6 a 9 de agosto aponta a virada de Dilma entre os mineiros. A candidata alcançou 42,6% — 8,7 pontos a mais que José Serra, que ficou com 33,4%. Na pesquisa Sensus de julho, Serra tinha 35,5% dos votos em Minas e estava numericamente à frente de Dilma, que tinha 34%.

O Sul, única região em que Serra supera Dilma, também está no foco das atenções. Para o comando de campanha tucano, Serra tem que fazer um tour de force nos três estados do Sul. Se continuar a perder eleitores na região, adeus campanha eleitoral. O comando já encomendou pesquisa no Rio Grande do Sul — onde a aproximação de Serra com a governadora e candidata à reeleição Yeda Crussius (PSDB) só o fez andar para trás.

Algumas pesquisas já começam a apontar vitória de Dilma no estado, e a intenção é aferir se é real a tendência de queda do tucano registrada por institutos de pesquisa no estado. Se a tendência for confirmada, Serra deverá concentrar seus esforços na região.

Da Redação, com agências