Lula Morais: “Aumento da taxa de juros prejudica setor produtivo”

O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou, na manhã desta terça-feira (10/08), possíveis especulações em torno do aumento da taxa de juros como forma de controlar a inflação.

“Num primeiro momento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que havia a necessidade de aumentar o juros no País em função da crise na produção dos alimentos e que não haveria inflação de demanda, e sim uma inflação a curto prazo. Mas os bancos empurraram, pelos seus porta-vozes e pela imprensa, a necessidade de elevação dos juros como forma de controlar a inflação”, disse

Segundo ele, “muitos oportunistas utilizaram desse mecanismo e tiraram proveito dessa elevação da taxa de juros, que nos causa um enorme prejuízo”, salientou, acrescentando que o aumento “afeta o setor produtivo”. Enquanto isso, segundo Lula Morais, “aqueles que vivem de renda e que não somam no ponto de vista da produção, usufruem de bilhões de reais do que é pago pelos nossos contribuintes”.

O deputado Guaracy Aguiar (PMDB),em aparte, disse que um dos argumentos dos economistas é o de que o Governo, para controlar a inflação, teve que aumentar os juros. “Também há uma variável a ser discutida, que é o crescimento do PIB, que estava projetado para crescer em torno de 9 a 10% ao ano. O Governo colocou um freio nesse crescimento”, observou, lembrando que “algumas indústrias já estavam trabalhando com sua capacidade máxima e, se isso não ocorresse, poderia haver a inflação de demanda, o que faria com que faltassem produtos”.

Ainda durante seu pronunciamento, Lula Morais disse que apresentou projeto de lei que denomina de Alfredo Marques a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ser construída em Maranguape. “Serão 31 UPAS no Estado do Ceará. As UPAS são hospitais pré-moldados com o objetivo de amortecer o impacto das especialidades nas emergências”, comentou, lembrando que a de Maranguape será a primeira entregue à população.

De acordo com ele, o nome do ex-deputado Alfredo Marques, que faleceu aos 83 anos, foi sugerido pelo povo de Maranguape. “Ele era uma pessoa muito conhecida, um deputado dinâmico que liderou o processo de desenvolvimento econômico em Maranguape”, comentou, acrescentando que Marques era filiado ao MDB, que depois se transformou em PMDB. “Ele fez parte, também, do chamado grupo dos autênticos do MDB, sendo uma figura de destaque na luta contra a ditadura no País”, disse.

Lula Morais também agradeceu ao jornalista Edilmar Norões por ter citado, na sua coluna, no Jornal Diário do Nordeste, que ele fará uma cirurgia para retirada de um pólipo nas cordas vocais. Ele esclareceu, no entanto, que “a cirurgia será após a eleição”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL