Sem categoria

Chávez e Santos se reúnem em busca de reaproximação

Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, devem se reunir nesta terça-feira (10), para tratar da crise diplomática envolvendo as duas nações. A expectativa é de que, após a saída do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, as relações comecem agora a ser restabelecidas. Os governates dos dois países estão otimistas. Nesta segunda, Santos telefonou para o presidente Lula, informando que nas próximas horas seriam retomados os laços com Caracas.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, rompeu a relação com o país vizinho em 22 de julho, após denúncia de Uribe na OEA (Organização dos Estados Americanos). Na ocasião, Bogotá acusou Caracas de dar abrigo em seu território a guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), fato negado por Chávez.

No telefonema, Santos agradeceu a Lula por interferir no assunto tentando auxiliar no restabelecimento das relações diplomáticas. Mais cedo, em São Paulo, Lula dissera ser um "otimista inveterado" quanto à possibilidade de que Colômbia e Venezuela se entendam. Ao lado do colega salvadorenho, Mauricio Funes, Lula classificou Santos de "experiente" e disse: "Que Deus o abençoe para que construa a paz que todo mundo quer".

O encontro entre Santos e Chávez acontece na simbólica quinta de San Pedro Alejandrino, na cidade de Santa Marta, onde morreu Simón Bolívar (1783-1830), herói da independência da Venezuela e da Colômbia e figura reverenciada por Chávez. Em Caracas, o venezuelano afirmou que espera "começar uma nova relação para bem de ambos países, pela paz, progresso e desenvolvimento", segundo a Telesur.

Está previsto que o secretário geral da Unasul, Néstor Kirchner – que também vem atuando como mediador na crise -, participe do encontro de hoje, que deve ter início às 12h30 (14h30 de Brasília). A reunião – que coincidirá com o aniversário de 59 anos do presidente Santos – foi decidida no domingo em uma conversa dos chanceleres da Colômbia, María Angela Holguín, e da Venezuela, Nicolás Maduro, em Bogotá, no dia seguinte à posse de Santos.

O belicoso Uribe

Obstinado em comprometer seu sucessor com a sua política belicosa,n o último dia de governo, Uribe instruiu seu advogado pessoal a levar ao Tribunal Penal Internacional a queixa contra Caracas. As acusações estão ligadas à suposta presença de guerrilhas na Venezuela e levaram o nome de supostas vítimas.

Anteontem, quando Chávez anunciou o encontro com Santos na TV e aproveitou para chamar mais uma vez Uribe de "lacaio do Império", o ex-presidente colombiano respondeu por meio de sua conta no Twitter: "Notifico o presidente Chávez para que deixe de ser covarde, lançando insultos à distância". Santos, contudo, não parece estar disposto a seguir no mesmo caminho.

Com agências