IFCE de Crateús será denominado Dom Fragoso

A unidade do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no Município de Crateús, será denominada de “IFCE Dom Antônio Fragoso”, uma justa homenagem, proposta pelo senador Inácio Arruda, a esse sacerdote que “doou sua vida a causa dos pobres e oprimidos”. Ainda segundo Inácio Arruda, Dom Fragoso marcou sua atuação religiosa em Crateús pelo “seu caráter indelével de coragem, justiça, bondade, audácia, inteligência e compromisso com a educação”.

O Projeto de Lei do senado Inácio Arruda (nº 542/2009), propondo o nome de Dom Fragoso para o IFCE de Crateús foi aprovado no dia 05 de agosto pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em caráter terminativo, seguindo agora para a Câmara Federal. Dom Fragoso foi o primeiro bispo de Crateús, nomeado pelo Papa Paulo VI em 28 de abril de 1964, função que exerceu até 18 de fevereiro de 1998, quando apresentou sua renúncia por limite de idade, sendo sucedido por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Durante 34 anos a frente do bispado de Crateús, Dom Fragoso teve uma atuação marcante na defesa dos direitos humanos e políticos do Brasil, de modo particular durante os chamados anos de chumbo. Identificado com as linhas pastorais e doutrinárias da Teologia da Libertação, desenvolveu seu trabalho pastoral junto aos pobres e aos trabalhadores rurais. Segundo Inácio, Dom Fragosos foi responsável por tornar Crateús conhecida de forma respeitosa, “haja vista seu testemunho de bispo corajoso, inteligente, subversivo, audacioso, bom e justo”.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senado Inácio Arruda