Crateús: Feira da Agricultura Familiar completa um ano de sucesso

A XIII Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu na manhã da última sexta-feira (06/08), está completando o seu primeiro ano de atividade.

Feira da Agricultura Familiar de Crateús

Organizada pelas Secretarias da Agricultura e Assistência Social da Prefeitura de Crateús, a feira tem por objetivo criar oportunidades de venda e incentivar a comercialização dos produtos oriundos do campo, produzidos pelos agricultores familiares da região de Crateús.

O grande sucesso da feira destaca-se pela comercialização dos produtos, que se dá de forma direta ao consumidor, sem a presença de atravessadores; e pelos produtos comercializados não receberem nenhum tipo de agrotóxico. Além do atrativo dos preços oferecidos, os consumidores compram produtos frescos, colhidos direto da horta na madrugada que antecede a feira.

“De lá pra cá muitos desafios já foram enfrentados e vencidos por nós, famílias de pequenos agricultores e produtores. Somos gratos pelas facilidades que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal, nos ofereceu durante esse ano de trabalho e, também pelo apoio nos dado pelo governo municipal. Foi um ano de muita resistência, persistência, além, claro, de bons lucros”, disse Dona Fransquinha, produtora familiar, expositora da feira.

Para o Secretário de Agricultura de Crateús, Antonio Carlos (Cauim), o governo municipal, durante este primeiro ano de feira, teve todo o interesse de trabalhar junto com os feirantes, para fortalecer cada vez mais as atividades produtivas dessas famílias e as suas rendas. “A Secretaria de Agricultura, teve um papel importante na feira, pois proporcionou melhores condições de trabalho desde a assistência técnica, nas áreas de produção e cultivo, até a chegada dos alimentos e produtos ao local de venda”, analisa Cauim.

O secretário enfatizou ainda que os resultados foram surpreendentes, superaram as expectativas. “Isto é excelente pois o maior objetivo foi alcançado, que é o estímulo à produção, começando com a sustentabilidade familiar e a venda que ocasiona um aumento ao orçamento de muitas famílias. O sucesso é de todos e não podemos esquecer-nos de agradecer ao Prefeito Carlos Felipe pelo apoio incondicional que a administração tem dado à feira”.

A feira da agricultura familiar de Crateús funciona duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, das 7h30 ao meio dia, em frente à agência do Banco do Brasil. São comercializados verduras orgânicas, galinha e ovo caipira, queijo, doces, peixes, mandioca, peças artesanais em barro e crochê, além de comidas regionais. Hoje, no Brasil, há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros.

Fonte: Prefeitura de Crateús