Sem categoria

Não vamos deixar este país voltar atrás, promete Dilma

A candidata à Presidência da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, lançou o Programa de Governo para a Juventude neste sábado (07), na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Sob o seu olhar, os líderes das juventudes dos partidos aliados, e do PP, entregaram uma plataforma conjunta de propostas para a juventude ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.

Diante de uma quadra esportiva repleta de jovens da comunidade e de militantes dos mais diversos partidos, Dilma falou brevemente sobre os principais pontos do seu programa de governo para a juventude: educação, melhoria do ensino médio, expansão do acesso a universidade e escolas técnicas, emprego, centros de vivência juvenil e praças da juventude.

Juventude é solução

“Não vamos deixar esse país voltar atrás. O governo que eu me comprometo com vocês é aquele que vê a juventude como solução para os problemas do Brasil. A juventude que tem garra, força e convicção, mas sobretudo tem sonhos e é capaz de realizar esses sonhos com suas mãos, seus braços, mas também com o coração. Para isso é preciso que tenhamos uma juventude educada, estudada, que se forme e que trabalhe”, exaltou Dilma.

O governador Sergio Cabral ressaltou a importância de ampliar as políticas publicas de juventude no Rio de janeiro, dando maior capilaridade a projetos como o Centro de Referência da Juventude, iniciado em seu governo. Após relembrar conquistas históricas dos estudantes, o político do PMDB afirmou que a união entre esferas governamentais é fundamental para os avanços da nação.

Dívida com a educação

A União da Juventude Socialista, a UJS, teve grande visibilidade e participação no ato. Para o presidente da entidade, André Tokarski, esse ato consolida o protagonismo da juventude no processo eleitoral.

“Tivemos inúmeros avanços no Governo Lula, mas a dívida social que o Brasil tem com a educação é enorme. Apenas 12 % da juventude tem acesso a universidades. Os desafios do governo serão a expansão do acesso à universidade e às escolas técnicas federais”, afirmou o presidente da UJS, que também destacou a importância da data deste sábado (7-8) para as mulheres, dia em que a Lei Maria da Penha completa quatro anos.

Periferia

A secretária Nacional de Juventude do PT, Severine Macedo, ressaltou o simbolismo da escolha da comunidade carioca para o lançamento do programa de juventude. “Nada melhor do que lançar esse programa aqui, numa comunidade onde se encontra a juventude da periferia, que ainda representa a maior parte da juventude brasileira.

O presidente da União Nacional dos Estudantes, Augusto Chagas, frisou o papel da juventude no processo eleitoral. O ato também contou com a participação do presidente da UBES, Yann Evianovick, presidente do PMDB Jovem, Marco Antônio Cabral, representante da Juventude do PMDB, Karol Mendes, representante do Conselho Nacional de Juventude, João Marcos Vidal, Secretário Nacional de Juventude do PSB, Alex Nazaré, e do Coordenador Nacional de Juventude Pátria Livre, Pedro Campos.

Antes do ato político, Dilma participou do “Encontro com Presidenciáveis”, realizado na sede da Central Única das Favelas (Cufa), na Cidade de Deus.

Do Rio de Janeiro, Débora Almeida