Usuários dos Caps participam de torneio de futsal

A iniciativa visa a integrar as pessoas atendidas pelos Centros

Futsal

As pessoas atendidas pelos 14 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Fortaleza irão participar de um torneio de futsal na mais importante arena local da modalidade: o Ginásio Paulo Sarasate. O Torneio Inter Caps, que está na terceira edição, será realizado nos dias 18 e 19 de agosto. Cerca de 250 usuários devem participar do evento, que irá contar com 16 equipes, sendo 14 na categoria adulto e duas na infantil.

A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, promovida em parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos seis Caps Álcool e outras Drogas (AD).

A preparação das equipes para o certame já começou. Hoje, 5 de agosto, times de diversos Caps da cidade vão participam de um jogo treino, a partir de 9 horas, na quadra do Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará.

De acordo com Elisabeth Vasconcelos, educadora física do Caps AD da SER II, o torneio visa a melhorar integração dos usuários dos Caps em Fortaleza, aliando saúde e esporte. Além de integrar os participantes, a proposta do evento é elevar a qualidade de vida e a auto-estima dos usuários dos Caps, trabalhando sua autonomia e promovendo a inclusão social dos pacientes.
Um dos destaques da terceira edição do Inter Caps será a participação de atletas profissionais, servindo como fomento aos valores de jogo limpo e espírito de equipe. Os participantes irão receber medalhas e troféus pela participação.

O I Torneio Inter Caps foi realizado em novembro de 2009, com a participação dos seis Caps AD. O bom aceitamento da iniciativa levou à demanda por partidas amistosas entre os Caps e à realização de novos
campeonatos.

Conheça o trabalho dos Caps

Atualmente, Fortaleza possui 14 Caps, unidades responsáveis pela atenção em saúde mental – juntamente à Residência Terapêutica, Ocas de Saúde Comunitária e leitos psiquiátricos em hospitais, além da atenção primária.

Os Centros atuam com equipes multidisciplinares, que contam com profissionais da área de saúde, juntamente com artistas e educadores físicos.

Cada uma das seis SERs possui pelo menos um Caps Geral, que trata pessoas com transtornos mentais diversos, e um Caps AD, que atende pessoas com uso problemático de álcool ou outras drogas. As Regionais III e IV possuem ainda, cada uma, um Caps Infantil, que tem o atendimento voltado a crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secel