Humor: "Futebol dos Filósofos" ganha nova montagem

Um “duelo cabeça” entre Platão e Heidegger pode significar muito mais do que um debate entre as ideias de dois dos maiores pensadores da história. Imagine se todos aqueles nomes vistos nas aulas de filosofia usassem suas habilidades em um campo mais, digamos, mundano e se transformassem em jogadores de futebol. Está pronto o cenário para a remontagem de um clássico: o “Futebol dos Filósofos”, que foi disputado em maio na Inglaterra.

A brincadeira se baseia na famosa esquete do grupo humorístico britânico Monty Python, encenada em 1972. Nela, os maiores pensadores da história mundial resolvem colocar todos os seus conhecimentos teóricos em um campo bem diferente da filosofia. Representando nomes como Platão, Sócrates, Schopenhauer e Heidegger, os humoristas imaginaram como seria uma partida de futebol entre 22 intelectuais – ah, claro, com a arbitragem “neutra” de Confúcio.

“Quem precisa de Beckham e do Brasil quando se tem Platão e Kant?”, diz um dos textos bem-humorados para promover o evento. O novo encontro entre “Socrates Wanderers” e “Nietzsche Albion” contou com o apoio de alguns dos próprios membros do Monty Python. A iniciativa de se realizar o jogo partiu do The Philosophy Shop.

Humor educativo

O grupo ajuda graduados em filosofia a introduzir conceitos desta ciência para crianças entre cinco e onze anos, com o intuito de desenvolver nelas a crítica racional desde cedo. Para concretizar a ideia, os membros do The Philosophy Shop também tiveram a ajuda de filósofos, jornalistas, comediantes e escritores, que aceitaram o convite para desempenhar o papel de cada um dos “pensadores-atletas.”

“Usamos esquetes do Monty Python em muitos dos nossos treinamentos para tratar assuntos sérios de uma forma divertida, e o jogo é uma extensão desta ideia. Os membros do Monty Python estudaram filosofia e sabem da importância desta ciência, mas ao mesmo tempo pensam de forma criativa sobre ela – o que é o coração da filosofia”, disse Emma Worley, diretora do The Philosophy Shop.

Além da renda obtida com os ingressos, o grupo também arrecadou recursos com a venda de uma linha especial de camisetas para o jogo. “É um item obrigatório para jogadores-filósofos em todo lugar… Mesmo em Copacabana”, como diz o texto promocional das peças, que foram encomendadas pela internet.

E engana-se quem pensa que a “rivalidade” entre as duas equipes fica apenas no campo das ideias. O time dos “gregos” contou com uma orientação especial. Graham Taylor, técnico da seleção inglesa entre 1990 e 1993, ficou no banco. “Preciso aprofundar meus conhecimentos sobre metafísica”, brincou.

O jogo foi disputado em 9 de maio no estádio Wingate & Finchley’s Harry Abrahams, na região norte de Londres. A falta do bom futebol em campo, a partida rendeu acaloradas discussões permeadas por muitos argumentos lógicos, sofismas e dilemas.

UOL