Começa hoje VI Festival de Teatro de Fortaleza

Na abertura, espetáculos locais e homenagens a grandes nomes da cena cearense.

Vinte e quatro espetáculos locais e nacionais, homenagens aos destaques do teatro cearense, encontro com curadores de outros estados, seminário “Rumos do Teatro Fortalezense” e demonstração dos processos de trabalho dos grupos. Tudo isso em cartaz no VI Festival de Teatro de Fortaleza, que acontece de 06 a 14 de agosto em praças e casas de espetáculos da cidade. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o FTF abre as cortinas amanhã (6), com quermesse cultural e manifestações de rua, às 17 horas, na Praça José de Alencar, além de homenagem a B. de Paiva, peça e festa nos jardins do Theatro. Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público.

Ao contrário das edições anteriores, o VI FTF abre com um trabalho cearense: Ricardo Guilherme comemora 40 anos de carreira e apresenta o espetáculo “Rá!”, dedicado ao artista cratense Waldemar Garcia. Nesse rol de homenagens, Antonieta Noronha e Yuri Yamamoto estarão nos cartazes de divulgação do festival. “Além das diversas atividades da programação, a troca de experiências entre os coletivos e a participação de jornalistas e dramaturgos que irão acompanhar todo esse processo resultarão na reflexão e posterior publicação sobre a nossa cena contemporânea, que servirá de suporte para uma política de formação na área, que fortaleça os grupos, a cena e a própria economia da cultura”, afirma Fernando Piacó, coordenador de Teatro e Circo da Secultfor e do VI FTF.

As atrações locais, selecionadas por edital, dividem-se em Mostra de Repertórios, onde cada um dos grupos apresenta dois trabalhos; e Mostra de Espetáculos, composta por 12 apresentações que representam um panorama da cena cearense, com peças de palco italiano, teatro de rua, de bonecos, infantil e adulto. A seleção foi feita por uma comissão composta por três profissionais experientes e reconhecidos na área teatral, sendo dois indicados pelo Fórum Cearense de Teatro (Thiago Arrais e Herê Aquino) e um pela Secultfor (Walden Luiz). Após análise de todos os 73 trabalhos inscritos nas duas categorias, a comissão decidiu ampliar o número de classificados previsto no artigo 6° do edital de seleção, passando de dois para três o número de repertórios e de 9 para 12 o total de espetáculos. Os critérios adotados para classificação foram a excelência artística dos trabalhos, a qualificação dos artistas envolvidos e a diversidade das propostas – o que contribui para um mapeamento da cena de Fortaleza, suas múltiplas tendências e facetas.

A Mostra de Convidados se caracteriza pela escolha de grupos reconhecidos nacionalmente pela originalidade de suas propostas e pela pesquisa das diversas formas do fazer teatral contemporâneo. O grupo mineiro Espanca! apresenta “Amores Surdos” e “Por Elise” (primeiro trabalho do grupo), que retratam fragmentos do cotidiano urbano atual. O grupo paulista Sobrevento, que já circulou por Angola, Chile, Espanha, México, Irã e Irlanda, encena “O copo de leite”, “Mozart Moments” e “Bonecos, aqui!”.

Confira aqui a programação completa do VI FTF.

Serviço

Abertura do VI Festival de Teatro de Fortaleza

Data: Sexta-feira, 06 de agosto
Horário: a partir das 17 horas
Local: Praça e Theatro José de Alencar.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza