Carlos Eduardo apresenta seu Programa de Governo em Mossoró

O candidato ao Governo do Estado pela coligação Coragem pra Mudar(PDT-PCdoB-PRP), Carlos Eduardo, apresentou aos jornalistas de Mossoró na manhã desta quarta (4), em reunião no hotel Villa Oeste, o seu Programa de Governo, intitulado “Um Novo Ciclo de Mudanças”. “Nós queremos formar uma cultura de Programa de Governo. Queremos que, efetivamente, os candidatos apontem as diretrizes e as políticas públicas que estão pensando para o Estado”, destacou.

“Um Novo Ciclo de Mudanças” foi elaborado por uma equipe de especialistas e contou com ampla participação popular. Foram realizadas reuniões em Natal, Mossoró e Caicó, de onde saíram as propostas do Programa. Ele pode ser acessado na íntegra no blog (www.carloseduardo12.com.br/blog) ou no site (www.carloseduardo12.com.br).

Em Mossoró, o candidato lembrou das riquezas naturais do Rio Grande do Norte – sal, calcário, barrilha, carcinicultura, minério de ferro, a grande capacidade de gerar energia dos ventos e energia solar, entre outros – e que são subaproveitadas por falta de infraestrutura. “O Rio Grande do Norte é um Estado sem entrada e sem saída. Não tem aeroporto de cargas e passageiros, não tem um grande porto – embora nós saibamos que existe um projeto pronto e acabado para o município de Porto do Mangue. Temos que fazer o porto, o aeroporto e a ferrovia”.

Em seguida, Carlos Eduardo falou no papel estratégico que a Educação assume na promoção do desenvolvimento econômico e social. “Nós jamais, nunca, teremos desenvolvimento econômico, se não tivermos Educação. Nós vamos resgatar a Educação pública. Vamos universalizar as matrículas do Ensino Médio, investir na gestão escolar, na formação continuada. Vamos transformar o professor em autoridade”.

Ele também se comprometeu em equipar todas escolas com laboratório de informática e biblioteca e construir uma rede estadual de ensino profissionalizante. Quando prefeito, Carlos Eduardo construiu 28 escolas e reformou ou ampliou 48, recuperou o salário dos professores e garantiu a sua formação continuada.

Como deputado estadual, Carlos Eduardo foi autor de uma lei que regulamentou o fundo para Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte, que já trouxe para investimentos em pesquisa R$ 133 milhões. Como governador, ele criará a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Maternidade em Mossoró

Carlos Eduardo se comprometeu a, em parceria com os outros municípios, construir uma maternidade em Mossoró. “Como é que Mossoró, a segunda cidade do Estado, não tem uma maternidade? Isso é inconcebível, inaceitável. Construímos em Natal a segunda maternidade da cidade e vamos construir uma aqui em Mossoró”.

Em seguida, ele falou da necessidade de investimentos na Universidade Estadual (UERN). “Nós vamos investir em infraestrutura, extensão e pesquisa e aumentar os cursos de graduação, pós-graduação e matrículas. A UERN é estratégica na formação de bons professores do Estado”.

O candidato do PDT também se comprometeu em investir fortemente em saneamento básico, incluir Mossoró na ferrovia que será construída para ligar o Rio Grande do Norte à Transnordestina e trabalhar para integrar o aeroporto de Mossoró na malha aérea nordestina. “O aeroporto de Mossoró só tem tráfego aéreo na época da campanha política. Ele tem que se integrar ao tráfego aéreo da região Nordeste. Nós estamos parados no tempo e no espaço com a falta de infraestrutura e de gestão”.

Por fim, Carlos Eduardo falou da necessidade de se incluir a pauta ambiental no projeto de desenvolvimento de Mossoró. “Fiz isso quando era prefeito de Natal. Acho que a preocupação com o meio-ambiente deve ser incluída efetivamente nos nossos projetos de desenvolvimento”.

Estavam presentes no lançamento do Programa “Um Novo Ciclo de Mudanças” em Mossoró o empresário e candidato a primeiro suplente de senador (na chapa de Sávio Hackradt, PCdoB), Rútilo Coelho, o presidente em exercício do PCdoB em Mossoró, Neto Vale, e o candidato a deputado estadual, Gutemberg Dias (PCdoB), além dos vereadores Jório Nogueira e Ricardo de Dodoca, ambos do PDT, que participaram do início do encontro.
 

www.carloseduardo12.com.br