Sem categoria

Lideranças indígenas pedem aprovação de nova secretaria

O projeto de lei que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena dentro do Ministério da Saúde deve ser votado nesta terça-feira (3) no Senado. Para garantir a aprovação da matéria, mais de 100 representantes de lideranças indígenas de todo o Brasil estão em Brasília para pressionar os parlamentares. O projeto transfere as ações da saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a nova secretaria. Caso a matéria seja aprovada no Senado, seguirá para sanção do presidente da República.

Os líderes indígenas estão distribuindo, no Senado, um manifesto para sensibilizar os senadores pela aprovação do projeto sem alterações. A maior preocupação deles é com o prazo para votação do projeto de lei que termina nesta quarta-feira (4), inviabilizando uma nova tramitação na Câmara dos Deputados, caso haja alguma alteração no texto original.

A aprovação da medida atende a uma antiga reivindicação dos povos indígenas, que explica aos senadores que “a não aprovação do projeto significa a continuação do caos na saúde indígena no Brasil”. O manifesto destaca ainda que o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia sete de julho, e que a Secretaria é fruto de um projeto criado de maneira coletiva, com a participação de todos os segmentos representativos das populações indígenas.

“Estamos tomando todas as providências necessárias para que a transição da atenção à saúde indígena da Funasa para a nova secretaria seja feita de forma transparente e responsável, democrática e participativa, para evitar transtornos à saúde dos povos indígenas”, disse o secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde Antonio Alves. Segundo ele, se o projeto for aprovado, não haverá qualquer interrupção dos trabalhos de atenção à saúde dessa população, que seguem normalmente, desde março.

De Brasília
Márcia Xavier