Ceará: Cid Gomes tem 49% das intenções de voto, diz Ibope

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (02) a primeira pesquisa sobre a disputa pelo governo do Ceará após a definição dos candidatos. Segundo os dados, se as eleições fossem hoje, o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito já no primeiro turno. Encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa mostra Cid com 49% das intenções de voto em consulta estimulada contra 36% de todos os outros seis candidatos juntos. Descartados brancos, nulos e indecisos, Cid fica com 57% dos votos válidos.

Candidato do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara obteve 24% das intenções de voto. Já o tucano Marcos Cals apareceu com 9%. Os candidatos Marcelo Silva (PV), Soraya Tupinambá (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU) apareceram com 1% cada. Já Maria da Natividade (PCB) não pontuou. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% dos eleitores ouvidos se disseram indecisos.

Cenário na disputa ao Senado

Os eleitores opinaram também sobre a disputa das duas vagas para o Senado Federal. Segundo os dados, o senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição tem a preferência de 63% dos cearenses contra 27% do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e 25% do deputado federal José Pimentel (PT). Ainda segundo os percentuais da pesquisa, Alexandre Pereira conseguiu somar 3%, Benedito Oliveira 2%, Marilene Torres 3%, Polo 1%, Raquel Dias 4%, Reginaldo 2% e Tarcísio Leitão 6% .

Durante as entrevistas da pesquisa, 28% dos entrevistados citaram apenas o nome de um candidato, enquanto o número de indecisos ficou no percentual de 26%. O eleitor pode votar, este ano, em dois candidatos ao Senado, visto que a renovação daquela Casa do Congresso Nacional será de dois terços da sua composição de 81 senadores. Cada Estado brasileiro é representado por três senadores e nas eleições de 2010 serão eleitos apenas dois.

A pesquisa ouviu 1.204 eleitores nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21326/2010.

De Fortaleza,
Carolina Campos